Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Conselho de Saúde: Secretário de Saúde de Teresópolis fala sobre marcação de consultas

Conselho de Saúde: Secretário de Saúde fala sobre marcação de consultas 
-Carlos Otávio Sant’Anna também anuncia credenciamento para Nutrição e Oftalmologia 

Teresópolis, 16 de março de 2012 – Em reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira, 15, o Secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna, falou sobre o sistema de marcação de consultas médicas e o retorno do serviço de hemodiálise à cidade. Além disso, apresentou o Credenciamento de Alta Complexidade para Terapia Nutricional e Oftalmologia que deverá ser firmado com o Hospital São José.

“O sistema de marcação de consultas foi iniciado no dia 1º de fevereiro e já conseguimos agendar todos os pacientes que tinham feito o pedido nos meses de dezembro e janeiro. Muitos usuários que fizeram a solicitação no mês de fevereiro também já tiveram o retorno por telefone da Secretaria avisando sobre a consulta. O sistema passa por ajustes, mas acredito que avançamos, visto que os pacientes não precisam mais passar a noite em filas nas unidades de saúde”, afirmou Carlos Otávio Sant’Anna, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito, mas que a atual gestão tem metas para melhorar os serviços prestados à população e busca o seu cumprimento.

O Secretário explicou que há um esquema especial para a marcação de consultas com médicos especialistas. Segundo ele, 60% das vagas são destinadas aos novos pacientes e 40% para os usuários que já são acompanhados pelos especialistas. Assim, os pacientes crônicos continuam tendo cobertura e os novos também têm a oportunidade de serem atendidos. Quanto ao retorno do serviço de hemodiálise na cidade, o Secretário confirmou que a partir da próxima segunda-feira, 19, os doentes renais que faziam o tratamento em Itaboraí não precisarão mais viajar para ter o atendimento. O serviço será prestado pelo Hospital São José.

Carlos Otávio Sant’Anna também apresentou o Credenciamento de Alta Complexidade para Terapia Nutricional e Oftalmologia que deverá ser firmado com o Hospital São José. “O credenciamento tem o objetivo de corrigir uma distorção com relação à nutrição dos pacientes que não podem se alimentar via oral. O hospital realiza este procedimento, porém não recebe pelo serviço. A partir do credenciamento, o SUS cobrirá essa despesa. Quanto à Oftalmologia, a habilitação se refere a toda a linha de cuidados na especialidade, desde os atendimentos ambulatoriais até os procedimentos mais complexos, como as cirurgias de catarata e de retina”, pontuou. Atualmente, os procedimentos mais complexos são realizados em Niterói. O credenciamento foi aprovado pelos conselheiros e seguirá para a Secretaria Estadual de Saúde para prosseguimento dos estudos técnicos. Em seguida, será encaminhado ao Ministério da Saúde, responsável pela habilitação do hospital. 

Para a próxima reunião do conselho, prevista para o dia 19 de abril, está agendada a apresentação da prestação de contas da Fibra, organização social que administra a UPA – Unidade de Pronto-Atendimento 24h e os PSFs – Programa de Saúde da Família - da cidade. A Secretaria de Saúde deve apresentar a Agenda Municipal de Saúde 2011/2012, na qual constam todas as ações da pasta para o biênio.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário