Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Conselho Rural de Teresópolis aprova indicações da Emater das entidades que receberão o kit da micropatrulha mecanizada

Conselho Rural aprova indicações da Emater das entidades que receberão o kit da micropatrulha mecanizada

Teresópolis, 22 de março de 2012 – Em reunião nesta quarta-feira, 21, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, aprovou a indicação, feita pelo escritório da Emater em Teresópolis, das entidades e cooperativas de produtores rurais candidatas a receber o kit da micropatrulha mecanizada. Isso desde que essas organizações estejam com a sua documentação em dia.

Trata-se do Rio Rural BIRD – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, aprovado pelo Banco Mundial em 2009 e que amplia as ações do Programa Rio Rural para todas as regiões fluminenses. O projeto investirá US$ 79 milhões em ações sustentáveis em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios até 2015, sendo US$ 39,5 milhões investidos pelo Governo do Estado e a outra metade financiada pelo BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento). O projeto identificará e apoiará iniciativas e arranjos locais que possibilitem a geração de renda no campo, com respeito ao meio ambiente e equidade social, propiciando assim a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.

Os kits da micropatrulha mecanizada são compostos por um trator de 55 cavalos e um microtrator, arado, subsolador, carroça tracionada e distribuidor de calcário, entre outros equipamentos e implementos. São candidatas a serem contempladas com os kits: a Cooperativa de Vieira, a Associação de Produtores Orgânicos de Vargem Grande, a Associação de Pequenos Produtores de Santa Rita e as Associações de Produtores e Amigos de Sebastiana, Vale Alpino, Água Quente, Pião, Andradas e de Imbiú.

“Através da Emater foi feito um levantamento das entidades de produtores rurais com capacidade técnica e gerencial para receber esses equipamentos. A indicação foi feita pelo técnico que faz o acompanhamento nas comunidades”, explicou o responsável pelo escritório local da Emater, João Francisco Vieira Soares. Segundo ele, a documentação das entidades indicadas será encaminhada para a avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, que vai negociar a liberação de recursos junto ao BIRD para a aquisição dos kits.

“A função do Conselho de Desenvolvimento Rural é trabalhar junto ao Executivo na elaboração de políticas agrícolas, principalmente as voltadas para a agricultura familiar. Daí a importância de mobilizar as organizações que representam os produtores rurais do município”, pontuou o Subsecretário Municipal de Agricultura, Luiz Barbosa de Souza Neto, que participou da reunião do Conselho Rural representando o Secretário, que é presidente do órgão.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável está marcada para o dia 18 de abril.

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário