Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Educação capacita professores e funcionários de Teresópolis na Língua Brasileira de Sinais



Educação capacita professores e funcionários na Língua Brasileira de Sinais-Curso de Libras, em parceria com o Sistema Firjan, prepara duas turmas até dezembro


Teresópolis. 1º de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, em parceria com o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), iniciou na última quarta-feira, 29 de fevereiro, mais uma edição do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é garantir ao aluno com necessidades educativas especiais acesso ao ambiente escolar regular, respeitando suas diferenças individuais e suas necessidades específicas.

Inicialmente, o curso era voltado à integração de trabalhadores com deficiência auditiva no ambiente de trabalho, uma preocupação do Sistema Firjan, através do projeto SESI/SENAI Educa Mais. A psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, explica: “O curso, foi ministrado pela primeira vez para profissionais de educação com audição normal em 2009 aqui mesmo em Teresópolis, com um retorno e percentual de participação excelentes, cumprindo totalmente as expectativas. O aluno com deficiência auditiva precisa de um ambiente receptivo para atingir o seu potencial, por isso estamos preparando profissionais para melhor interagir, acolher e educar o estudante com necessidades especiais”.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, lembra que essa é “mais uma ação da Divisão de Educação Especial, que hoje atende cerca de 600 alunos com necessidades especiais, como deficiências físicas, mentais, auditivas, visuais e condutas típicas, e tem conseguido, com grande sucesso, garantir a inclusão desses alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino”, comemora.

Com duração de 40 horas, o curso é dividido em duas turmas (nível 1 e nível 2), e será ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Várzea, até julho, sempre às quartas-feiras. O professor do curso, João de Souza Fernandes, é surdo desde os 2 anos de idade e se comunica com seus alunos através de mímica e Libras. Além de aprender a Língua Brasileira de Sinais, os participantes receberão material didático e aprenderão o conceito de Libras adotado no Brasil na década de 80, seguindo padrões internacionais.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário