Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto ‘Mata Atlântica é Aqui!’ conscientiza teresopolitanos sobre preservação do meio ambiente



Projeto ‘Mata Atlântica é Aqui!’ conscientiza teresopolitanos sobre preservação do meio ambiente-Caminhão itinerante permanece na cidade até domingo, 11 de março


Teresópolis, 09 de março de 2012 – Na cidade desde a última quarta, 7, o projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui! - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante’, permanece em Teresópolis até este domingo, 11. O caminhão adaptado está apresentando, para alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, atividades de preservação ambiental. Sessões de vídeo/cinema com temas socioambientais, tendas com atividades lúdicas para sensibilização de crianças com foco na Mata Atlântica, oficinas de plantio, jogos educativos e palestras fazem parte da programação.

As atividades são gratuitas e também estão abertas ao público de todas as idades. A vinda do projeto é promovida pela Fundação Mata Atlântica, com parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Com este evento, damos continuidade aos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, que acontecem durante todo o ano. Junto com parceiros, realizamos projetos que fazem parte da política ambiental da secretaria, que aborda, entre outros, projetos de reflorestamento e coleta seletiva”, disse o Coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho.

Pela segunda vez em Teresópolis, a Fundação SOS Mata Atlântica está trazendo o projeto itinerante para a prática de educação ambiental. “O projeto oferece, para o público infantil, cine-mata, mini biblioteca para consultas, brincadeira caminho das águas, mapa interativo, jogo da cidadania, jogo da memória, maquete dinâmica, quebra-cabeças ambiental, oficinas de desenhos e outros jogos educativos. Para os adultos, oferecemos palestras e rodas de conversa sempre abordando temas ambientais da região”, explicou o biólogo e educador ambiental da fundação, Anderson Palmeira.

Prosseguindo com questões socioambientais para o município, na primeira quarta-feira do mês de abril, a Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma edição do projeto Quartas Ambientais, onde é abordado temas de preservação do ecossistema.

A Mata Atlântica é Aqui! 

Em 2009, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou, no Viva a Mata, o projeto A Mata Atlântica é Aqui! – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante. O programa percorre diversas cidades da Mata Atlântica em todo o país, durante todo o ano, levando educação e conscientização ambiental à população local e regional.

O caminhão adaptado para o projeto permanece em cada cidade de uma a duas semanas, período em que a equipe de biólogos e educadores ambientais da ONG promove palestras, oficinas, jogos educativos, apresentações artísticas, análise de água de rios da região, entre outras ações.

Em cada local, a equipe reforça que a conservação ambiental contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia da cidade. Por exemplo, a diminuição de áreas preservadas pode agravar catástrofes naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em territórios próximos às áreas urbanas, além de causar danos à população.

Em cada cidade são coletadas amostras dos rios locais para o monitoramento da qualidade de suas águas. A iniciativa conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio de prefeituras, secretarias, ONGs e movimentos locais.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE ‘A MATA ATLÂNTICA É AQUI!’

Sábado, 10 de março – Praça Olímpica 

10h às 16h - Atividades abertas ao público

Exposição: Projeto nAtiva-SESC/RJ, em parceria com a ONG TEREVIVA

Exposição: Fauna Viva, em parceria com o Projeto Fauna Viva - Parque Nacional Serra dos Órgãos.

Exposição "Conheça o Mosaico Central Fluminense, você é parte dele" em parceria com o Mosaico Central Fluminense

Exposição: Conheça o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

10h30 – Palestra: REGUA, seus objetivos e sua perspectiva quanto à educação ambiental, em parceria com a REGUA (Reserva Ecológica de Guapiaçu)

11h - Teatro de Fantoches “Trupe do Parque”, em parceria com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos 

13h - Jogos didáticos, em parceria como Parque Nacional da Serra dos Órgãos

14h – Palestra e roda de conversa: Educação Ambiental e espaços de participação social, em parceria com a Câmara Técnica de Educação e Cultura do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

15h - Roda de conversa: Agroecologia, mediada pela Associação Agroecológica de Teresópolis, em parceria com a ONG TEREVIVA



Domingo, 11 de março – Praça Olímpica

10h às 16h - Atividades abertas ao público

Exposição: Projeto nAtiva-SESC/RJ, em parceria com a ONG TEREVIVA

Exposição: Fauna Viva, em parceria com o Projeto Fauna Viva - Parque Nacional Serra dos Órgãos Exposição "Conheça o Mosaico Central Fluminense, você é parte dele" em parceria com o Mosaico Central Fluminense

Exposição: Conheça o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

10h - CineMata: exibição de filmes da TV Mosaico

13h - Jogos didáticos, em parceria como Parque Nacional da Serra dos Órgãos

14h - Teatro de Fantoches “Trupe do Parque”, em parceria com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

16h – Encerramento das atividades.



Texto Heliny Quintanilha
Fotos: Marcos Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário