Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis promove capacitação para equipes diretivas

Professora Jane Lara Motta explica as etapas do PDE Interativo
Secretaria de Educação promove capacitação para equipes diretivas


Teresópolis, 12 de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através de seu Departamento de Assessoria Técnica, realizou capacitação para as equipes diretivas de suas unidades escolares e creches, visando o aperfeiçoamento na utilização do PDE Interativo. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) é um processo gerencial de planejamento estratégico, que busca uma melhor organização escolar para o aprimoramento da qualidade de ensino e aprendizagem, na medida em que fortalece e viabiliza o Projeto Político Pedagógico da Escola.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o PDE Interativo é muito importante para se dimensionar as principais falhas e dificuldades que determinada unidade de ensino possa ter. “Através da participação no PDE Interativo, teremos um diagnóstico mais preciso de nossas escolas, conheceremos sua situação atual e tentaremos identificar os principais problemas e desafios a serem superados”, explicou o Secretário.

Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola, programa do Ministério da Educação voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação. O objetivo é que as escolas, ao utilizarem o sistema, estimulem sua reflexão sobre os temas abordados.
Professora Valéria Barros interpreta a personagem Jacinta em um monólogo de humor 
A professora Jane Lara Motta, do Departamento Técnico da Secretaria de Educação, lembra que todas as escolas que já participaram do PDE mostraram melhorias significativas. “O Plano de Desenvolvimento da Escola é bastante trabalhoso, mas traz resultados. O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados”, definiu.

Dia Internacional da Mulher

Durante a Capacitação para o PDE Interativo, realizada em dois horários no auditório da Secretaria Municipal de Educação, as educadoras foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Primeiro, foi exibido um vídeo, onde a rotina multifuncional da mulher moderna era evidenciada com muito bom humor pela atriz Luisa Perissé. Em seguida, a professora Valéria Barros interpretou a personagem Jacinta, que cansada de ser abusada pelo marido, resolve vendê-lo por R$ 1,99.

A Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, professora Carla Rabello, explicou que os dois momentos serviram para descontrair e homenagear as mulheres. “Reconhecemos o quanto essas profissionais da Educação trabalham duro diariamente. Além de educadoras são mães, esposas, mulheres e namoradas. Por isso resolvemos demonstrar esse reconhecimento com um pouco de bom humor”, disse Carla.
Diretora do Departamento Pedagógico, professora Carla Rabello, fala sobre a importância do PDE
Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário