Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tratamento de hemodiálise no Hospital São José,em Teresópolis RJ,começa na próxima segunda, 19

Tratamento de hemodiálise no Hospital São José começa na próxima segunda, 19

Teresópolis, 16 de março de 2012 – A partir da próxima segunda-feira, 19, os 72 pacientes doentes renais de Teresópolis que faziam hemodiálise em Itaboraí voltarão a realizar o tratamento na cidade. Em visita ao Hospital São José, local onde será feito o atendimento, nesta quinta-feira, 15, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e o promotor do Ministério Público Estadual, Fabrício Rocha, constataram que as adequações foram feitas e o prazo para o início do atendimento será cumprido. 

“Estivemos no HSJ para acompanhar a finalização do trabalho de adaptação do local e as obras estão dentro do cronograma. A partir de segunda-feira, os pacientes não precisarão mais viajar até Itaboraí para serem atendidos”, enfatizou Carlos Otávio Sant’Anna.

De acordo com diretor executivo do hospital, Nélisson do Espírito Santo, “além das adaptações do espaço físico, o hospital trabalha em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde para cumprir os trâmites burocráticos da transferência dos pacientes de Itaboraí para Teresópolis e as equipes médicas e de enfermagem já foram montadas para iniciar o serviço na próxima semana”.

Nesta fase inicial, foram instaladas 12 máquinas, que atenderão aos pacientes em três turnos de segunda a sábado. Os pacientes serão divididos em dois grupos, sendo, um atendido segundas, quartas e sextas e outro às terças, quintas e sábados. “Em um segundo momento, está prevista a construção de uma clínica com capacidade para 200 vagas para atender aos doentes renais de Teresópolis e de outros municípios da região. O HSJ já apresentou a planta para a Secretaria Estadual de Saúde que avaliou o projeto como de acordo com as normas”, informou o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna.

Relembrando o caso

Em novembro de 2011, a Vigilância Sanitária do Estado interditou o serviço de hemodiálise no Hospital das Clínicas de Teresópolis porque a unidade necessitava de adequações. O HCT iniciou a obra para resolver as pendências e a Prefeitura disponibilizou transporte e acompanhamento de saúde para os pacientes até Itaboraí para que pudessem dar continuidade ao tratamento até que as intervenções terminassem e a Vigilância desse o aval para o retorno do atendimento na cidade.

Finalizada a obra, a Vigilância Sanitária fez novas exigências e o HCT apresentou projeto para atender às solicitações, porém o Governo do Estado decidiu que o serviço passaria a ser prestado pelo Hospital São José. 

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário