Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Granja Florestal em Teresópolis recebe inúmeras obras

Obras de contenção de encostas feitas na Granja Florestal  a fim de reconstruir um ambiente seguro e saudável para os moradores da região
Granja Florestal recebe inúmeras obras - Muros de contenção, asfaltamento, drenagem e um novo Posto de Saúde agradam a população



Teresópolis, 12 de junho de 2012 - Bastante afetado pelas chuvas de 2011, o bairro da Granja Florestal já recebeu dos Governos Municipal e Estadual inúmeras melhorias. Asfaltamento, muros de contenção e a construção de uma rede de drenagem com mais de 300 metros foram construídos para oferecer segurança e mais estrutura à população local. A Unidade de Saúde da Família que também foi atingida pelo temporal de 2011 e estava desativada desde a época, será reinaugurada pelo Prefeito Arlei. 

Os trabalhos de reconstrução e recuperação da área estão bem adiantados. Para voltar a funcionar com a mesma segurança de antes, o novo posto de saúde precisou ser totalmente restaurado com pintura, piso, portas, janelas, divisórias, pias e banheiros, com novas louças sanitárias. Além disso, uma grande rede de drenagem com 310 m² foi construída, através da mata espessa, para o escoamento do esgoto que a partir de agora receberá tratamento via caixa de passagem, com dois filtros que também foi construída nesta empreitada.
Além da tubulação com mais de 300 metros que sai da caixa coletora até a caixa de tratamento, foram colocadas mais 33 manilhas de ferro e concreto pesando, cada uma, 380 quilos

De acordo com o Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correia, que coordena os trabalhos de recuperação do Posto de Saúde da Granja Florestal, todas as intervenções foram supervisionadas pelas Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Defesa Civil. “Para que o laudo de desinterdição do local fosse liberado foi determinado que se fizesse o tratamento do esgoto e o manilhamento da área. Construímos uma caixa coletora de resíduos e outra, com dois filtros, para tratar o esgoto. Além da tubulação com mais de 300 metros que sai da caixa coletora até a caixa de tratamento, colocamos mais 33 manilhas de ferro e concreto pesando, cada uma, 380 quilos. E neste sábado, 16, o Prefeito Arlei entregará à população um novo posto de saúde totalmente reformado”, disse Tião.

A Prefeitura ainda possui um projeto de adequação do terreno anexo ao posto, que será em breve transformado em área de lazer para a comunidade.

Contenção

Com a forte chuva de 2011 muitas barreiras deslizaram causando grandes estragos na região e oferecendo riscos aos moradores. Através da articulação do Governo Municipal com o Governo Estadual foram feitas obras de contenção de encostas nesses lugares a fim de reconstruir um ambiente seguro e saudável para os moradores da região. 
Obras de contenção de encostas feitas na Granja Florestal

Cerca de 30 homens trabalharam na contenção de três barrancos que, juntos, totalizam cerca de 300 metros, e no alargamento de pista da Estrada Michael Rucker, situada entre duas dessas ribanceiras. Aproximadamente, 700 metros de malha de ferro foram colocados e dois muros de 50 e 30 metros, respectivamente, foram erguidos perante os taludes para a contenção da barragem, feita através do solo grampeado e projetado. No local já se pode perceber a vegetação crescendo nas encostas. 

Asfaltamento

Outra importante obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura no bairro foi o asfaltamento da Rua Maria dos Santos Migueis, que recebeu 250 metros de massa asfáltica e com isso beneficiou famílias que haviam deixado o local por falta de condições de trafegabilidade.
 Outra importante obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura no bairro foi o asfaltamento da Rua Maria dos Santos Migueis, que recebeu 250 metros de massa asfáltica

A dona de casa Neuza da Silva Alves, moradora há mais de 40 anos do bairro, aprovou as melhorias. “Até que enfim um governo olhou para nós. Estávamos abandonados. Quando vejo esta rua toda asfaltada fico feliz e reconheço foi um trabalho bonito e bem feito pela Prefeitura”. Outro morador satisfeito com a pavimentação da rua é Raimundo Ramos Moreira. “Moro há 20 anos nesta rua e sempre procurei na Prefeitura melhorar nossas condições. Só agora com esse prefeito tivemos nossa vitória e recebemos um tratamento digno”, contou.
 A dona de casa Neuza da Silva Alves, moradora há mais de 40 anos do bairro, aprovou as melhorias

Outro morador satisfeito com a pavimentação da rua é Raimundo Ramos Moreira

Texto - Gisele Barreto
Fotos - Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário