Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento de Teresópolis faz exposição temática sobre brinquedos e brincadeiras

Desenvolvido pela equipe de professores e alunos, a atividade culminou com a produção de uma exposição montada a partir dos questionamentos dos próprios estudantes
Escola municipal faz exposição temática sobre brinquedos e brincadeiras


Teresópolis, 13 de julho de 2012 – Dentro da proposta da Secretaria de Educação “Faces do Brasil”, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, no Complexo do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, desenvolveu, a partir do interesse dos alunos, um projeto que abordou o tema “Brinquedos e Brincadeiras, a arte de brincar”. O trabalho, desenvolvido durante todo o semestre, atende a proposta pedagógica da unidade escolar de oferecer às crianças a liberdade de escolher e pesquisar os assuntos de seu próprio interesse.
A pequena Maria Luisa Abelha, 7 anos, que pesquisou sobre a boneca Barbie disse que sempre quis saber como surgiu a boneca

Desenvolvido pela equipe de professores e seus alunos do 1º, 2º e 3º anos, a atividade culminou com a produção de uma exposição montada a partir dos questionamentos dos próprios estudantes sobre o surgimento dos brinquedos e das brincadeiras: a criação da boneca Barbie, os riscos de algumas brincadeiras, onde são feitos os brinquedos e outros. A pesquisa foi feita dentro da Região Sul do país.
 Dentro da proposta da Secretaria de Educação “Faces do Brasil”, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento desenvolveu, a partir do interesse dos alunos, um projeto que abordou o tema “Brinquedos e Brincadeiras, a arte de brincar”

De acordo com a diretora da escola, Ana Paula Pimentel, “brincar é fundamental na vida de uma criança porque promove comunicação, socialização e o desenvolvimento integral. E o mais interessante nesta maneira de trabalhar é que percebemos um maior envolvimento e interesse dos alunos com as tarefas escolares. O retorno é sempre positivo, em especial neste projeto que trata de um tema agradável a eles: brincar”, explicou Ana.
 Bárbara da Silva Soares, 7 anos, também gostou da tarefa desenvolvida e mostrou com orgulho seu trabalho exposto

A pequena Maria Luisa Abelha, 7 anos, que pesquisou sobre a boneca Barbie disse que sempre quis saber como surgiu a boneca. “Muito legal a gente ter essa oportunidade dentro da própria escola. Descobri que um casal que tinha uma filha chamada Bárbara criou a boneca em sua homenagem”, disse a menina. Mãe da aluna, Roseli Abelha, concorda com a didática da escola. “Minha filha adora a escola, ela ficou mais empolgada, criativa e segura”, comentou.

Bárbara da Silva Soares, 7 anos, também gostou da tarefa desenvolvida e mostrou com orgulho seu trabalho exposto. “Minha turma pesquisou o trabalho infantil e chegamos a conclusão que criança precisa brincar para se desenvolver de forma saudável”, concluiu.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário