Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Saúde implanta posto de recolhimento de leite materno na zona rural de Teresópolis

Teresopolis
Saúde implanta posto de recolhimento de leite materno na zona rural

Teresópolis, 29 de novembro de 2012 – Começou a funcionar na última segunda-feira, 26, o posto de recolhimento de leite materno implantado pela Secretaria Municipal de Saúde na Unidade Básica de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do município. O objetivo da iniciativa é facilitar o fluxo de doações para o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano de Teresópolis, instalados no Centro Materno Infantil (Avenida Lúcio Meira, 1130 – Várzea), no centro da cidade. 

De acordo com Maria da Conceição Monteiro Salomão, chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, as mulheres em período de amamentação interessadas em doar o volume excedente de leite são submetidas a uma triagem. “Primeiro, elas são sensibilizadas sobre a importância da doação. Depois, passam por uma entrevista de avaliação e, após serem habilitadas, são orientadas sobre a técnica de coleta, conservação em frasco esterilizado e transporte do leite materno até a unidade de saúde”, explica.

Toda semana, um veículo da Secretaria de Saúde recolhe os recipientes com o leite doado e encaminha para o Posto de Coleta de Leite Humano, na Várzea, de onde seguem para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Lá, o leite é processado e qualificado e, depois de pasteurizado, o produto é devolvido para o município, pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.

O atendimento das moradoras das localidades do 3º Distrito que estão amamentando é feito no PSF de Venda Nova de segunda a sexta, das 8h às 16h. O telefone para mais informações é (21) 3641-8891.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário