Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UNIFESO realiza seminário e workshop de empreendedorismo

UNIFESO realiza seminário e workshop de empreendedorismo


No II Workshop de Empreendedorismo do projeto “Pesquisa Ação: inovação e sustentabilidade das iniciativas discentes”, realizado no dia 10 de outubro, estudantes e professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) discutiram e apresentaram ideias para iniciativas empreendedoras e para a criação de uma Empresa Junior. Antes, no dia 8 de novembro, já preparando o clima para o evento, foi realizado o I Seminário de Empreendedorismo do CCT/UNIFESO.

O workshop é promovido pela coordenação dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária e conta com a participação de outros cursos, com o objetivo de subsidiar o projeto “Pesquisa Ação: inovação e sustentabilidade das iniciativas discentes”, da linha de pesquisa “Empreendedorismo inovador”. A linha de pesquisa faz parte do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) e tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais voltados ao desenvolvimento de ações, atitudes e competências empreendedoras sustentáveis e gerar inovações tecnológicas articuladas às necessidades e às potencialidades locais e regionais.

No encontro, foram apresentados os resultados parciais do projeto e os avanços das ideias empreendedoras apresentadas na primeira edição do evento, e realizados trabalhos em grupos e plenária, além de traçados os próximos passos para o projeto. Para o estudante Régis Hiroshi, do curso de Engenharia de Produção, esta é “uma experiência de crescimento profissional e amadurecimento”. Ele participa do projeto junto ao colega Bruno Figueiredo. “Está sendo muito bacana esta integração com outros estudantes e professores, além da possibilidade de desenvolver uma Empresa Junior na Instituição. Desde o início da faculdade eu tinha esta sede de prática, e este projeto está me possibilitando vivenciar esta experiência”, revelou o estudante.

Seminário de Empreendedorismo

Apresentar experiências acadêmicas bem sucedidas voltadas ao empreendedorismo discente e conhecer o trabalho da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), sua incubadora de empresas – o Instituto Gênesis – e a Empresa Junior PUCRio, cujo formato é interdisciplinar. Esses foram alguns dos principais objetivos do I Seminário de Empreendedorismo do CCT/UNIFESO, que aconteceu no dia 8 de novembro, no Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte.

A conferência sobre práticas empreendedoras de sucesso do Instituto Gênesis, ministrada pela gerente da incubadora de empresas Priscila Castro, apresentou a experiência do instituto, o que é uma incubadora, seu papel em relação ao empreendedorismo discente e as diferenças entre incubadora e empresa junior. “Por mais que a gente faça um trabalho no dia-dia-dia, que esteja focado trabalhando muito com empreendedorismo e empreendedores, é sempre bom trocar experiências com pessoas de fora, pessoas diferentes, porque elas podem trazer novas ideias. Essa troca é muito rica, importante principalmente para avaliar oportunidades, pensar em empreender e tentar qualquer coisa relacionada a um grande empreendedorismo”, ressaltou Priscila.

Ministrada pelo estudante Bruno Duarte, presidente da Empresa Junior PUCRio, a segunda conferência da noite apresentou o processo de criação e de consolidação da empresa, ressaltando vantagens e desafios de uma Empresa Junior que integra diversas áreas de conhecimento. Logo em seguida aconteceu um diálogo com os participantes para a formação de uma rede de conhecimentos. O Seminário foi encerrado com uma apresentação de música do projeto Prata da Casa, com a participação da professora de Engenharia Ambiental Verônica Bonfim e estudantes do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário