Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vacinação contra febre aftosa em Teresópolis termina dia 30

Nesta segunda etapa anual a estimativa é de que sejam vacinados quase 860 mil animais contra a febre aftosa em todo o Estado
Vacinação contra febre aftosa termina dia 30


Nesta campanha são vacinados apenas animais com até dois anos de idade

Teresópolis, 21 de novembro de 2012 - A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária alerta os pecuaristas fluminenses que termina no próximo dia 30 o prazo para a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. De acordo com a mudança na estratégia de imunização adotada pelo Estado, nesta segunda etapa anual, que acontece em novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade.

A medida, autorizada pelo Ministério da Agricultura, atende à reivindicação dos pecuaristas fluminenses e foi possível graças aos índices de imunização do rebanho superiores a 90%, alcançados há várias campanhas e que mantêm a segurança sanitária contra a doença no Estado. O Rio de Janeiro está há 15 anos sem o registro da doença em seu rebanho.

“A estimativa é que sejam vacinados quase 860 mil animais que se encontram nesta faixa etária, do total de 2,13 milhões de cabeças do rebanho estadual”, destacou osuperintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes. 

Em Teresópolis, a Prefeitura garante o atendimento gratuito para quem possui até 50 cabeças, basta o produtor rural agendar a imunização na Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone (21) 2644-6905. A vacinação é obrigatória por lei federal e o proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa. Além disso, pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias.

Após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da declaração de vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. Neste documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa de novembro quanto os dispensados.

Vale lembrar que na primeira etapa da vacinação, que acontecerá no mês de maio de 2013, o produtor deverá imunizar novamente todos os animais, em qualquer idade.

Foto gado nelore – crédito Secretaria Estadual de Agricultura-Nesta segunda etapa anual a estimativa é de que sejam vacinados quase 860 mil animais contra a febre aftosa em todo o Estado

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário