Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Palestra alerta para os riscos da prática da capina química

Teresópolis RJ
Palestra alerta para os riscos da prática da capina química

Teresópolis, 10 de abril de 2013 – “O uso da capina química, ou seja, a utilização de herbicidas para impedir o crescimento de mato em áreas urbanas, pode provocar doenças graves em pessoas que transitam próximo ao local da aplicação e deve ser coibido”. A afirmação é do biólogo Leandro Coutinho, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, durante palestra destinada a funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos nessa terça-feira, 9.

Embora a Prefeitura não utilize herbicida na área urbana, o Ministério Público solicitou que a administração municipal promovesse palestra para funcionários que trabalham diariamente nas ruas, alertando para os perigos desse tipo de prática.

Segundo Coutinho, a aplicação de herbicidas em áreas de produção agrícola de Teresópolis, apesar de estar sendo reduzida nos últimos anos, ainda é prática comum. “E nem sempre quem aplica o veneno usa o equipamento recomendado”, lembrou. “Pessoas que entram em contato direto com os herbicidas - através da inalação ou mesmo através da pele - estão sujeitas a doenças cardíacas e do sistema nervoso”, explicou o biólogo, acrescentando que mulheres grávidas expostas ao veneno podem ser vítimas de alterações dos fetos, e que anencefalia e defeitos de formação, como lábio leporino e outras alterações, já foram constatados após esse tipo de exposição.

“Isso sem falar nos prejuízos causados à natureza”, prosseguiu o biólogo. “O herbicida se acumula em poças e ‘bocas de lobo’ e, com as chuvas, corre pelos esgotamentos de águas pluviais, chegando aos rios, onde pode destruir todo o tipo de vida existente no local.”, ensinou.

Apesar de a Prefeitura não utilizar capina química e nem possuir equipamento para tal, em condomínios particulares na cidade os herbicidas ainda são utilizados, embora a proibição conste da Lei Federal nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que regula o uso de agrotóxicos no Brasil.

O uso do herbicida só é permitido em áreas segregadas e longe das ocupações humanas, e deve ser feito por aplicador vestido com todos os EPI - Equipamentos de Proteção Individual. A área deve ser isolada por um período mínimo de 24 horas.

Texto: José Attico
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário