Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

Principais notícias de Teresópolis

Teresópolis RJ
Resumo dos releases


Simpósio Estadual de Hotelaria acontece em Teresópolis-Acontece nestas sexta, 12, e sábado, 13, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, no bairro Golfe, o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar do Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma ação coordenada entre o Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau de Teresópolis e Secretaria Municipal de Turismo. Trata-se de um ganho de competitividade para que Teresópolis entre no circuito estadual e nacional de congressos e eventos. A programação contempla assuntos de hotelaria hospitalar e controle de infecção. 

Teresópolis estreia no Carioca de Futsal-O Teresópolis/Comary estreia nesta sexta-feira, dia 12, no Campeonato Carioca da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, quando enfrenta o atual campeão Botafogo/Casa de España. O jogo acontece às 20h30, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), e traz de volta à cidade jogos de alto nível e com equipes de destaque no cenário esportivo. A entrada é franca.

Prefeito Arlei participa do lançamento do Compra Mais do Sebrae-RJ-O Prefeito Arlei e o Vice-prefeito Márcio Catão participaram, nesta terça-feira, 9, em Petrópolis, do lançamento do programa Compra Mais na Região Serrana, realizado pelo Sebrae-Rj e pelo Governo do Estado. Seminário conscientizou os gestores sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios de suas cidades e fortalecer a economia local. Também foi abordado o incentivo para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.

Secretaria de Cultura abre exposição de fotografias nesta sexta-feira-A partir desta sexta-feira, 12, estará aberta à visitação, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, 2/º - Araras), a mostra de fotografias 'Eu e minha Kodak C182... por aí'. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição reúne 35 imagens do fotógrafo Rubens Paiva. A mostra pode ser visitada até o dia 27 de abril, de segunda a sábado, das 9h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Vacinação contra a gripe começa na segunda, 15 de abril-Começa nesta segunda-feira, 15, e será realizada até 26 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Teresópolis pretende vacinar 31 mil pessoas. Fazem parte do público-alvo crianças de seis meses a dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres que deram a luz até 45 dias, funcionários da Saúde, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas com solicitação médica. A campanha acontecerá em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Todos devem apresentar o cartão de vacinação.

Teresópolis enfrenta o Ascaer no sábado pela Rio Futsal-Neste sábado, 13, a equipe Teresópolis/SMEL joga contra a grande rival Ascaer, em mais uma rodada do Campeonato Estadual da Rio Futsal Modulo I e Modulo II Novos Talentos. A equipe enfrentou Teresópolis na final do Campeonato Carioca do ano passado pelo Sub-11. O Ginásio Pedrão promete tremer a partir de 11h, com o Sub-9, e logo em seqüência, com os jogos do Sub-11, 13 e 15. A entrada é franca.

Dentista de graça na carreta do OdontoSESC em Teresópolis-O OdontoSESC - unidade móvel de odontologia do SESC Rio – vai oferecer tratamento dentário gratuito em Teresópolis. São 500 vagas para adultos e crianças a partir dos 5 anos. A unidade está estacionada na Praça Olímpica, no Centro, e para usar os serviços, os interessados devem fazer a inscrição entre segunda, 15, e quarta-feira, 17 de abril, a partir das 8h. Basta levar CPF e carteira de identidade. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração são os serviços disponíveis.

Prefeitura intensifica serviços de drenagem por toda cidade-Esta semana a Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuou em diversos pontos do município. Trabalhos como reparos em galerias, tapa-buracos e limpeza geral, além da construção de um muro de contenção na Rua Jorge Lóssio, no Alto, estão sendo realizados por funcionários da Prefeitura. 

Desde o início da semana mais de 20 galerias já tiveram atendimento da Prefeitura com serviços de limpeza e troca de manilhas. No Vale dos Cedrinhos, foram construídas novas redes de drenagem nas ruas Albânia e Hortênsia, para melhorar o escoamento das águas pluviais.

Palestra alerta para os riscos da prática da capina química-Os perigos do uso da capina química, ou seja, a utilização de herbicidas para impedir o crescimento de mato em áreas urbanas, foram abordados em palestra nesta terça-feira, 9, destinada a funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Embora a Prefeitura não utilize herbicida na área urbana, o Ministério Público solicitou que a administração municipal promovesse palestra para funcionários que trabalham diariamente nas ruas, alertando para desse tipo de prática.

Educação promove reuniões com Equipes Gestoras-Com o objetivo de aproximar realidades e promover uma maior interação entre unidades escolares com demandas parecidas, a Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta semana uma série de reuniões com Equipes Gestoras de regiões afins. Em pauta, o debate de temas educacionais por segmentos, avisos e questões administrativas. A última reunião acontece nesta terça, 16, às 14h, na Escola Municipal Sakurá, na Ermitage. 

Prefeitura leiloa veículos e móveis inservíveis no dia 18 de abril-A Prefeitura realiza no dia 18, leilão público para venda de viaturas e sucatas, móveis e equipamentos de informática considerados sem utilidade para a administração municipal. O leilão está marcado para 14h, no Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). A visitação pública aos lotes pode ser feita nos dias 16 e 17, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Parque Municipal de Exposições – Albuquerque, Horto Municipal – bairro Quarenta Casas, Galpão da Prefeitura – Perpétuo e na Oficina da Prefeitura – Vale do Paraíso. No dia 18, a visitação será das 9h às 12h. Mais informações no Departamento de Licitações, no 2º piso da Prefeitura, das 12h às 18h, ou pelos telefones (21) 2742-8788 e 2742-8988.

Municipal de futsal continua no Pedrão-Nesta semana é retomado o Campeonato Municipal de Futsal adulto. Após a parada de uma semana por conta do Festival Anima Terê, evento da Secretaria Municipal de Educação, a competição volta em ritmo acelerado para definir os classificados para as semifinais. Os jogos acontecem no Ginásio Pedrão, de segunda a quinta, a partir de 19h50, com entrada franca.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza em toda extensão da Reta-A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos deu início a diversas ações de melhorias na Reta. Com uma equipe de mais trinta trabalhadores, o mutirão de limpeza, realizado nas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, abrange os serviços de capina, varrição, limpeza dos canteiros, poda de árvores e pintura de meios fios, postes e canteiros, além da remoção de todo material produzido durante a ação. Além da Reta, a Rodoviária da cidade é será outro ponto beneficiado com o mutirão da limpeza.

Teresópolis avança na oficialização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos-Realizada na segunda-feira, 8, reunião para oficializar o consórcio firmado entre Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto tendo em vista o tratamento do lixo das quatro cidades no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente. Durante o encontro foi marcada para o dia 30 de abril, em Teresópolis, a assembleia de constituição do consórcio intermunicipal. Na data acontecerá a eleição da presidência e diretoria, a aprovação do estatuto e da minuta de alteração da lei de criação do consórcio, para a inclusão do Governo do Estado.

25º Congresso da Juventude Católica reúne jovens de todas as idades no Pedrão-Jovens de toda a diocese de Petrópolis se reuniram no domingo, 7, em Teresópolis, para o Congresso da Juventude Católica, que este ano completou 25 anos de tradição. Organizado pela Pastoral da Juventude de Teresópolis, em parceria com a Prefeitura, o evento reuniu, no Ginásio Pedrão, cerca de quatro mil jovens das cidades de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Magé e Areal. Este ano o Congresso também teve como foco a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, no Rio de Janeiro.

Festa marca os 4 anos do Cultura de Raiz-Uma manhã de festa marcou os quatro anos de criação do Encontro de Cultura de Raiz no último domingo, 7 de abril. A comemoração foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e contou com 30 apresentações, envolvendo mais de 40 artistas. O evento teve ainda entrega de diplomas aos artistas populares e de um voto de congratulações ao Secretário de Cultura, Wanderley Peres, pela iniciativa. Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular.

Municipal de futebol movimenta a cidade-Teve inicio no último fim de semana o Campeonato Municipal de Futebol nas categorias Sub-9, 11, 13, 15 e 17. Os jogos acontecem aos sábados e domingos nos campos do Teresópolis Golf Club, Barra FC e Teresópolis FC, às 9h e 13h, com entrada franca. A competição é uma realização da Liga Teresopolitana de Desportos, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esportes e Lazer, que incentiva o esporte na cidade.

Sinais de trânsito no Bom Retiro começam a funcionar-Já estão funcionando desde quarta-feira, 10, os quatro sinais luminosos de trânsito, instalados pela Prefeitura, em trecho da Rua Tenente Luiz Meirelles, no entroncamento com as ruas Dona Mariana e Paquequer, no Bom Retiro. A instalação e manutenção dos equipamentos são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A implantação dos dispositivos cumpre a política de sinalização de trânsito executada pela Prefeitura e atende a reivindicação da população, visando a ordenar o fluxo de veículos e reduzir os riscos de acidentes para quem trafega pelo local, bem como garantir a segurança dos pedestres. 

Horto Municipal dobra de tamanho e vai ganhar biblioteca e espaço para aulas de ecologia-Nos próximos dias terá início a recuperação de uma área inativa no Horto Municipal, no bairro Quarenta Casas. A ação vai praticamente dobrar o tamanho do espaço. As intervenções incluem recuperação do piso, renovação de bancos e mesas ao ar livre e revitalização geral. A construção de um quiosque e a instalação de uma biblioteca, para atividades de educação ambiental, também está nos planos da Prefeitura. O Horto Municipal de Teresópolis foi criado em 1965 e ocupa uma área em torno de dez mil metros quadrados. No espaço, as mudas de plantas são agrupadas de acordo com as espécies e utilizadas para arborização e complementação paisagística dos espaços públicos do município.

Convocada a Etapa Municipal da Conferência das Cidades-Convocada por Decreto Municipal, a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades será realizada nos dias 17 e 18 de maio. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, a Etapa Municipal desenvolverá seus trabalhos a partir do tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”. Comissão preparatória municipal, formada por representantes do poder público, movimentos sociais, de entidades acadêmicas, profissionais, de pesquisa e de trabalhadores, definirá o regimento interno da Etapa Municipal. Também serão definidos os critérios para a eleição de delegados que vão representar Teresópolis na Etapa Estadual.

Madrigal da 1ª Igreja Batista encanta público no Música na Matriz-No último domingo, 7 de abril, foi realizada a segunda edição de 2013 do Projeto Música na Matriz. Desenvolvido pela Secretaria de Cultura, desta vez o projeto teve como atração o Madrigal da 1ª Igreja Batista de Teresópolis, que surpreendeu o público presente na Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Fundado em 2004 e composto por 22 componentes, o coral apresentou concerto com repertório eclético, indo do sacro tradicional ao contemporâneo, sob a regência de Jane Barbosa e acompanhamento do pianista Douglas Clemente.

Defesa Civil: teste mensal avalia 26 sirenes em Teresópolis-Das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado em Teresópolis pelo Governo do Estado, apenas a do Fischer precisou ser acionada manualmente durante o teste mensal realizado nesta quarta-feira, 10, pela Defesa Civil Municipal. Quanto às sirenes instaladas pela Prefeitura nas escolas municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, a de Cruzeiro passará por manutenção. Os testes são realizados para verificar o funcionamento dos aparelhos e providenciar os ajustes técnicos necessários.

Secretários de Cultura da Região Serrana debatem Plano Estadual com Governo do Estado-Na segunda-feira, 8 de abril, comitiva de Teresópolis, comandada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, foi a Bom Jardim para participar do Encontro Regional de Cultura. A reunião, que teve a presença da Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, discutir o texto base para construção do Plano Estadual de Cultura. O evento reuniu secretários de cultura e agentes culturais dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, do qual Teresópolis é presidente.

Arlei assina prorrogação do aluguel social por mais doze meses-Assinado no início de abril, pelo Prefeito Arlei, o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, a prorrogação por mais doze meses do aluguel social pago pelo Estado às vítimas das chuvas em Teresópolis. Durante reunião com representantes de municípios da região serrana, a Secretaria Estadual informou as novas regras de concessão do benefício, e que são mais rigorosas. No encontro, Arlei cobrou o início da construção das casas populares para os moradores de áreas de risco.

Assinado acordo técnico entre Prefeitura e Caixa Econômica-O Prefeito Arlei e representantes da Caixa Econômica Federal assinaram, no início do mês, acordo de cooperação técnica para facilitar o acesso do Município aos recursos financeiros disponibilizados pelo Governo Federal. A medida abrange o Programa de Aceleração do Crescimento, a liberação de recursos do Orçamento Geral da União e a agilização do Programa Minha Casa Minha Vida. Com vigência de um ano, o acordo de cooperação técnica não tem custo para a Prefeitura.

Prefeitura e Inepac estudam recuperação do Mirante da Granja Guarani-No início do mês, a Secretaria de Cultura de Teresópolis recebeu a visita de dois arquitetos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O objetivo foi avaliar o atual estado do Mirante da Granja Guarani, visando os estudos para a preparação do projeto de restauração do local. Foi entregue ao Secretário de Cultura, Wanderley Peres, um documento com estudos preliminares realizados pelo Inepac para a restauração do mirante e recuperação do entorno do atrativo.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário