Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Teresópolis completa quatro títulos de Unidade Básica Amiga da Amamentação

 Equipe da Unidade de Saúde da Família de Vargem Grande comemora o título de Amiga da Amamentação
Teresópolis completa quatro títulos de Unidade Básica Amiga da Amamentação


Teresópolis, 24 de abril de 2013 – As Unidades de Saúde da Família João Dias da Rosa Júnior, na Barra do Imbuí, na cidade, e Dr. Ricardo Teixeira de Castilho, em Vargem Grande, na zona rural, receberam nesta quarta, 24, os títulos de Unidade Básica Amiga da Amamentação. A entrega foi feita por representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Política pública voltada para o sucesso do aleitamento materno, o título é concedido às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso da amamentação, passam pelo treinamento da equipe e pelo aconselhamento permanente de gestantes e nutrizes.

Com esses dois novos títulos, que confirmam o sucesso das ações de incentivo à prática do aleitamento materno no município, Teresópolis já soma quatro unidades certificadas. As duas primeiras unidades agraciadas são o Centro Materno Infantil, na Várzea, considerado referência em intercorrências e dificuldades em amamentação na região, e a Unidade de Saúde da Família de Venda Nova, no interior.
 Representantes da Secretaria de Estado de Saúde entregam o título da Unidade de Saúde da Família da Barra do Imbuí
Militante da área de aleitamento materno há mais de vinte anos no município, a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria da Conceição Monteiro Salomão, comemorou a conquista de mais dois títulos. “É mais uma conquista do município de Teresópolis ter essas unidades coesas, trabalhando as questões da amamentação e contribuindo para reduzir a mortalidade infantil”.


Para Sara Gonçalves, que é assessora da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde, toda a população é beneficiada quando uma unidade de saúde recebe o título de Amiga da Amamentação. “As pesquisas demonstram que a criança amamentada no peito é muito mais bem resolvida, o índice de mortalidade infantil é muito inferior em relação à criança que não é amamentada ao seio e diminui as doenças prevalentes da infância de forma muito grande. Então, é um benefício que cada vez mais temos que resgatar junto à população”.

Equipe da Unidade de Saúde da Família da Barra do Imbuí comemora a conquista do título de Amiga da AmamentaçãoEquipe de saúde e comunidade na entrega do título na Unidade de Saúde da Família na Barra do Imbuí
Na opinião de Ana Bittar, representante da área técnica da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Aleitamento Materno, da Secretaria de Estado de Saúde, os quatro títulos de Unidade Básica da Amamentação que o município possui indicam que as equipes de saúde trabalham no rumo certo. “Isso significa que essas equipes estão totalmente prontas para acompanhar e apoiar as mães na amamentação, desde a gravidez e até que o bebê inicie a alimentação depois do desmame”.

A coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Teresópolis, Cleoneide Tavares, também destacou a importância da certificação. “Atrelado a esse privilégio vem uma grande responsabilidade de trabalhar com essas mulheres, durante o pré-natal e no período em que estão amamentando, para incentivar o aleitamento materno e oferecer mais segurança a essas mães”, pontuou.

No interior

Com mais de mil famílias cadastradas, a Unidade de Saúde da Família Dr. Ricardo Teixeira de Castilho, em Vargem Grande, no 3º Distrito, atende atualmente a cerca de 20 gestantes no pré-natal, e o acompanhamento continua até a criança completar um ano.

“Nosso intuito é fazer com que elas consigam amamentar seus bebês exclusivamente até os seis meses e complementado até os dois anos, ou mais. Sabemos que a amamentação melhora a qualidade de vida das crianças, diminuindo a morbimortalidade nesta faixa etária”, enfatizou a enfermeira Bruna Salgueiro Bruno. “Essas crianças terão mais saúde, estarão livres de doenças que podem ser evitadas com a proteção adequada, e não existe nada melhor do que o leite materno. O desempenho escolar, o desenvolvimento do sistema nervoso central depende de uma boa nutrição proporcionada nesta época da vida”, salientou o médico Floriano Tadeu Garcia.

Na cidade

A entrega do título de Unidade Básica Amiga da Amamentação à Unidade de Saúde da Família João Dias da Rosa Júnior, na Barra do Imbuí, na cidade, na tarde desta quarta-feira, 24, foi prestigiada pelos vereadores Dedê da Barra e Da Ponte, e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino. A unidade assiste a cerca de 1.400 famílias da Barra do Imbuí, Espanhol e Jardim Féo, e atualmente 26 gestantes fazem o acompanhamento pré-natal na unidade. 

“Esse título é a coroação de um trabalho árduo que está culminando agora, mas que já vem sendo montado há anos. Engloba o trabalho da equipe inteira, o contato com a comunidade, especialmente gestantes e mães, que participaram junto com a gente e que são as grandes homenageadas nesse dia”, opinou a médica Ana Paula de Albuquerque e Silva Roque. “É um trabalho que vimos organizando e levando por longos anos para hoje ser coroado com esse título, que demonstra o que é a saúde da família”, concluiu a enfermeira Sandra Regina Oliveira Faitão.
Sara Gonçalves e Ana Bittar (Secretaria Estadual de Saúde), Conceição Salomão, Cleoneide Tavares, Betania Faraco, Bruna Salgueiro e Floriano Garcia na entrega do título de Unidade Básica Amiga da Amamentação em Vargem Grande Equipe de saúde e comunidade na entrega do título na Unidade de Saúde da Família na Barra do Imbuí
Fotos – crédito para Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário