Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

5º Encontro de Cultura de Raiz na Casa de Cultura de Teresópolis

Gustavo Agostini, Emma Dickson, Beto Selig, Andréa Sant'Anna e Maria Eduarda na abertura do programa
 Casa cheia no 5º Encontro de Cultura de Raiz

Dia das Mães e 25 anos da Casa de Cultura são lembrados durante evento

Teresópolis, 6 de maio de 2013 – Neste domingo, dia 5, a Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou lotada para mais um Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Em sua quinta edição da temporada 2013, o evento contou com uma série de participantes, que agitaram, alegraram e até emocionaram a plateia. Dedicado ao Dia das Mães e aos 25 anos da Casa de Cultura, o encontro teve causos, poesia e música, regada a muita sanfona, acordeon, viola, violão e instrumentos de percussão.

“É realmente maravilhoso ver o sucesso do Cultura de Raiz. Criado com o intuito de valorizar o artista popular de Teresópolis, o evento caminha numa direção crescente e ilimitada. A cada edição, a casa fica mais cheia, em um sinal claro de que o projeto, um dos carros-chefe da Secretaria de Cultura, é um de nossos maiores acertos”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, cenário de cozinha de roça e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento, em formato de programa de auditório, agradou em cheio. Entre as mais de 20 apresentações, destaque para a cantora e repentista Wanda Pinheiro, o também repentista Zé Rodrigues e a cantora Juju Carvalho, acompanhada por Fernando Mello, que cantaram em homenagem ao Dia das Mães. E também para os muitos sanfoneiros e acordeonistas, como Seu Timbira, Zé Lopes, Edson Firmino, Amado Rodrigues e o estreante Alex Way, que fez sucesso com 'Carinhoso'. Alex é professor de acordeon e um dos músicos acordeonistas mais respeitados na cidade.
Seguindo o tema da edição, Charles Anjo encantou a todos ao interpretar “Jardim Serrano', música composta por ele, a partir de um de seus poemas, em homenagem aos 25 anos da Casa. Moacir Rosa, ao lado do irmão Edson do Acordeon, cantou Parabéns a você, em lembrança à data. A dupla também fez sucesso com 'Mãe Valorosa' e 'Oriundo Zé Monteiro'.

Destaque ainda para Írio Lima que, pela segunda vez presente ao programa, encantou a todos com 'Romaria e 'Serafim e seus filhos'. Genaro da Zabumba fez sua estreia como cantor apresentando 'Entre tapas e beijos', enquanto a dupla formada por Mario do Violão e Jorge Viajante agitou com 'Barra pesada' e 'Amigo de bar'.

Momento especial com Rogério Barros, Paulo Carminatti, Marcos André e Ayrton Rebello, interpretando canções de Herivelto Martins, seguido por Délio Couto, que encantou a todos com 'Dia Branco'. Cândido Neto também marcou presença com 'Frevo Mulher' e 'Tu vens'.

Entre outros, o evento teve ainda as poesias de Zezé Fonseca e Vidocq Casas, em lembrança aos 25 anos da Casa de Cultura, e a dupla Alexandre Firme e Felipe Rodrigues, apresentando 'Fogão de lenha'. Ozair Furtado contou o causo de Rolando Boldrin, “Futebol da Bicharada”. Clotilde Soares cantou com a neta Emily, de cinco anos, e encerrando o encontro, uma roda de capoeira com o Grupo Regiangola, sob o comando de Mestre Sorriso.

Artesanato

Como sempre acontece, além presença maciça do público no teatro da Casa de Cultura durante toda a manhã, na Sala de Dança também foi grande a movimentação por conta dos estandes de artesanato montados. Estiveram presentes: Marcia Bettin (artesanato em porcelana, madeira, tecido e silkscreen), Leir Guarilha (bijuterias), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Graciana Pimenta / Arte Malagueta (artigos em papel machê), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Vicente Freitas (frutas orgânicas), Yuanit Gonzalez (batas rendadas) e Maria Cecília Cardin (cerâmica e bijuteria).

Novamente, chamaram a atenção do público as peças em tie-dye (estampa em tecido) confeccionadas pelas alunas do curso de artesanato oferecido pela Secretaria de Cultura, sob a orientação da professora Silvana do Valle. Segundo Silvana, a partir de agora, o curso entrará em uma nova etapa, com a introdução à customização das peças.
Relação dos participantes

Participaram do 5º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Emma Dickson, Gustavo Agostini, Maria Eduarda, Andréa Sant'Anna, Adão Curió da Viola, Alex Way, Ayrton Rebello, Edson Firmino, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Jacaré, Tião do Triângulo, Seu Timbira, Arnaldo Almeida, Amado Rodrigues, Roberto Müller, Wanda Pinheiro, Daniel Vieira, Zé Rodrigues, Ozair Furtado, Zezé Fonseca, Moacir e Edson Rosa, Írio Lima, Crésio da Vila, Rochedo, Roninho, Mario do Violão, Jorge Viajante, Charles Anjo, Rogério Barros, Paulo Carminatti, Délio Couto, Marcos André, Juju Carvalho, Fernando Mello, Clotilde Soares, Emily, Cândido Neto, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues, Vidocq Casas, Seu Claro e Grupo de Capoeira Regiangola.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 43 edições ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. A próxima edição será realizada no dia 2 de junho.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário