Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Agentes Ambientais Comunitários fazem capacitação em Teresópolis

Teresópolis RJ
Agentes Ambientais Comunitários Voluntários fazem capacitação

Teresópolis, 6 de maio de 2013 – Marcada para esta terça, 7, a primeira capacitação dos Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, às 18h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O curso vai reunir 30 líderes de comunidades do município, que se inscreveram no programa durante o mês de abril.

Apresentado no final de março pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários tem como finalidade incentivar a participação voluntária de qualquer pessoa interessada em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais.

Caberá ao Agente Ambiental Comunitário Voluntário atuar na vigilância do cumprimento da legislação de proteção ambiental, nas atividades de educação ambiental e na fiscalização de agressões contra o meio ambiente. Ele poderá identificar e denunciar, na comunidade onde mora, questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras situações. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A proposta da iniciativa é despertar nos agentes a reflexão crítica dos problemas socioambientais de suas comunidades, orientando-os a buscar alternativas viáveis para a conservação da natureza. Como se trata de um trabalho voluntário, a atividade não é remunerada. O interessado poderá participar do programa em seu tempo livre.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário