Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prefeitura de Teresópolis intensifica obras de drenagem e trabalha na revitalização da cidade

Recolocação de paralelos na Rua Alípio de Miranda
Prefeitura intensifica obras de drenagem e trabalha na revitalização da cidade


Teresópolis, 3 de maio de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está avançando rapidamente em obras de canalização e drenagem em vários pontos do município. Além desses serviços, a revitalização de diversos locais também vem sendo feita através da pintura dos meios fios, postes, pontes e canteiros.


O bairro da Fonte Santa é uma das localidades que está sendo beneficiada com trabalhos de roçada, capina, varrição, poda e pintura dos meios fios, além de uma limpeza geral no entorno da fonte de águas correntes, muito utilizada por moradores, na Estrada da Fonte Santa. No local, estão situados um posto de saúde, uma creche municipal, uma instituição do Estado para menores infratores e dezenas de casas populares.

Uma equipe de dez trabalhadores, entre homens e mulheres, manuseia enxadas, vassouras, roçadeiras, pás, carrinhos de mão, entre outras ferramentas próprias para o trabalho. Uma retroescavadeira e um caminhão caçamba também auxiliam na tarefa carregando o lixo acumulado durante o dia.

Segundo o encarregado da ação, todo o serviço levará cerca de sete dias para ser concluído. A operação está sendo executada por integrantes do POT (Programa Operação Trabalho), uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social que visa à oportunidade de inserção no mercado de trabalho. 

Outra frente de trabalho que já foi iniciada é o melhoramento de uma rede de drenagem na Rua Paulo Lóssio, em Araras. A galeria existente é antiga e já não dá mais vazão ao volume corrente de águas. A secretaria, então, precisou construir, no local, uma caixa de passagem e uma segunda rede, com conexão com a primeira, para aprimorar o escoamento. Treze manilhas de 60 cm de diâmetro foram utilizadas na obra.
O bairro da Fonte Santa é uma das localidades que está sendo beneficiada com trabalhos de roçada, capina, varrição, poda e pintura dos meios fios, além de uma limpeza geral no entorno da fonte de águas correntesRoçada na Fonte Santa
Limpeza do lixo na Fonte SantaRua Paulo Lóssio
As galerias das ruas Alípio de Miranda e Cel. Silvio Lisboa, ambas em Taumaturgo, também receberam as equipes da Prefeitura para reparos e desobstrução dos dutos. Com auxilio de uma retroescavadeira, funcionários trocaram, ao todo, 21 manilhas de um metro, cada, nas duas redes. Somente na Rua Cel. Silvio Lisboa, onde a captação de águas é maior, por atender um número maior de residências, treze metros de rede foram recuperados, além do conserto em outros três pontos diferentes da canalização da via.

A Prefeitura também está trabalhando para concluir a recuperação do calçamento das ruas Alípio de Miranda, em Taumaturgo, e Cosme e Damião, no Corta Vento. Após reparos feitos nas galerias, as ruas precisam ter o pavimento restaurado através da recomposição dos paralelos ou de asfaltamento, dependendo do calçamento de cada uma.
As ações de drenagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos visam melhorar a mobilidade e o trafego no município, além de prevenir erosões e alagamentos. O Prefeito Arlei explicou que é fundamental que os serviços sejam realizados, para que haja melhorias na urbanização da cidade, evitando deslizamentos, alagações e outros transtornos que põe em risco a qualidade de vida da população.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Ascom
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário