Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resumo dos releases - Principais notícias da cidade de Teresópolis RJ

Teresópolis RJ
Principais notícias de Teresópolis

Teresópolis realiza nesta sexta e sábado a Etapa Municipal da Conferência das Cidades-Acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 18h, na Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea), a abertura solene da Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O objetivo é encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento social e urbano sustentável de Teresópolis. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, a conferência terá continuidade no sábado, 18, com atividades das 9h às 18h.

Casa de Cultura – 25 anos: programação tem recital de piano neste fim de semana-Dando continuidade ao calendário comemorativo pelos 25 anos de fundação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, acontece nesta sexta-feira, 17, o espetáculo de teatro Encenações, às 19h. A peça será interpretada pelo grupo teatral Hocus Pocus e tem direção de Adriano Ramires. No sábado, 18, tem concerto de piano com o músico Marcos Leite, às 20h. As atrações são gratuitas e a programação segue até o fim do mês, na Casa de Cultura (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).

Prossegue asfaltamento de ruas no Alto e Comary-Continua o asfaltamento de sete mil metros das principais ruas dos bairros do Alto e Comary. Resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, a pavimentação é executada através do programa estadual ‘Asfalto na Porta’, e teve início em abril, atendendo pedido do Prefeito Arlei. O cronograma também inclui a Avenida Alberto Torres, desde a entrada do bairro Agriões, a Oliveira Botelho e a Avenida Rotariana até o Soberbo. Em 2012, o programa estadual asfaltou 14 quilômetros de ruas em diversos bairros da cidade.

Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para pesagem obrigatória-Com o objetivo de confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, a Prefeitura está convocando as famílias inscritas no Programa Bolsa Família para pesagem obrigatória. O atendimento será realizado de segunda a sexta, 20 a 24 de maio, em todos os postos de saúde do município, das 9h às 16h. Além da pesagem, será feita também medição de crianças de zero a 6 anos, bem como de mães, gestantes e mulheres que amamentam. Deverão ser apresentados o cartão do benefício, a caderneta de vacinação e o cartão de acompanhamento de pré-natal.

VII Mostra de Educação Infantil vai até sábado-Com o tema “EDUCA-CRIANÇA: A arte de aprender brincando”, a Secretaria Municipal de Educação realiza a sétima mostra de Educação Infantil. Os trabalhos dos alunos de 16 creches, quatro centros de educação infantil e de todas as turmas de pré-escolar da rede municipal de ensino ficam expostos até este sábado, 18 de maio, na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. O objetivo é valorizar publicamente as brincadeiras e interações, eixos norteadores do trabalho com as crianças até cinco anos de idade.

Caminhada neste domingo marca a semana de doação de leite materno-Em Teresópolis, as comemorações pela Semana Estadual de Doação de Leite Humano tiveram início nesta quinta-feira, 16, com uma homenagem às doadoras de leite materno cadastradas no Centro de Lactação de Teresópolis e no Posto de Coleta de Leite Humano. As ações prosseguem na manhã deste domingo, 19, quando equipe da Secretaria de Saúde fará uma caminhada para divulgar a importância da doação de leite materno. A atividade acontecerá na Feirinha de Teresópolis, localizada na Praça Higino da Silveira, no Alto.

Prefeitura entrega muro de contenção no Alto-Importante obra executada pela Prefeitura é o muro de contenção na Rua Jorge Lóssio, no Alto. Totalmente edificada por funcionários municipais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a construção foi entregue à população pelo Prefeito Arlei nesta quinta-feira, 16. Além do paredão edificado com pedras, foram construídas uma passarela de madeira, com rampas de acessibilidade para cadeirantes, e uma calçada com guarda-corpo. Ainda fazem parte do pacote de melhorias a recuperação da rua com asfaltamento e levantamento dos meios-fios, a pintura da ponte e a construção de um jardim em umas das extremidades do rio.

Cultura nos Bairros visita Santa Cecília neste domingo-Neste domingo, 19 de maio, o projeto Cultura nos Bairros visitará Santa Cecília. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto levará à comunidade contação de histórias, apresentações musicais e de dança de rua. As atividades serão realizadas na pracinha localizada no início da Rua Cecília Meirelles, a partir das 15h. Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município.

Teresópolis recebe Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador até sábado, 18-Começou nesta quinta-feira, 16, e prossegue até este sábado, 18, a 9ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. O campeonato de raça e de marchas reúne criadores e expositores do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais no Parque Municipal de Exposição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5), em Albuquerque. Já entre os dias 23 e 25 de maio, também no Parque de Exposição, acontecerá a sexta ExpoPampa Teresópolis, com os melhores cavalos da raça. Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador e da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa, as exposições contam com o apoio da Prefeitura através do fornecimento do espaço físico e da infraestrutura.

Consciência Ampla Cultural 2013 chega a Teresópolis em junho-As secretarias municipais de Cultura e de Educação e a Produtora Biruta Idéias Mirabolantes estão finalizando a programação do evento Consciência Ampla Cultural, que será realizado de 5 a 7 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Com o tema 'O Brasil que você ainda não conhece', o evento será destinado aos alunos das escolas municipais. Entre as atrações previstas estão oficinas infantis, apresentações de danças regionais, contação de histórias, exposições e shows.

Sine Teresópolis oferece 23 oportunidades de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 34 vagas disponíveis para 23 funções, entre elas, estoquista, serralheiro e vendedor. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Prefeitura recebe presidentes de associações de moradores-Realizada na última segunda-feira, 13, a segunda reunião do ano entre representantes da Prefeitura com presidentes de associações de moradores. Na oportunidade, líderes comunitários dos bairros Caleme, Posse, Quebra Frascos, Parque do Imbuí e Jardim Féo apresentaram as principais demandas de suas comunidades. Solicitações de rotina e prioritárias, entre recuperação de ruas, limpeza urbana, iluminação pública e transporte escolar, foram apontadas no encontro. Todas as solicitações foram anotadas para serem solucionadas no menor tempo possível.

Vacinação contra a gripe: crianças devem tomar segunda dose-Teve início no dia 15 de maio, o período da aplicação da dose de reforço da vacina contra a gripe para as crianças de 6 meses a dois anos de idade, e que foram imunizadas pela primeira vez este ano. Também devem receber o reforço as crianças de 2 até 9 anos incompletos portadoras de doenças crônicas, imunizadas pela primeira vez este ano e que possuem indicação médica. O atendimento acontece em 21 postos, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Todos devem apresentar o cartão de vacinação.

Prefeitura realiza operação limpeza em oito escolas da rede municipal-Visando deixar as creches e escolas em perfeitas condições para receber bem os alunos, a Prefeitura de Teresópolis vem desenvolvendo uma operação de limpeza em várias unidades da rede municipal. Em menos de duas semanas, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos fizeram manutenção geral em oito unidades escolares. Os serviços serão levados a todas as escolas e creches municipais. Paralelo a este trabalho, durante esta semana as equipes da Secretaria realizam ações de drenagem, capina, limpeza e recuperação de calçamentos em 16 pontos diferentes da área urbana de Teresópolis.

Escola Ginda Bloch empossa representantes de turma-Alunos, professores, responsáveis e funcionários da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, e da Secretaria Municipal de Educação participaram da posse e diplomação dos representantes acadêmicos e mediadores das turmas do ano letivo de 2013 da unidade escolar. A iniciativa atende ao trabalho pedagógico de liderança no contexto escolar e que vem sendo desenvolvido pela escola. Os alunos eleitos são classificados como representante acadêmico e representante mediador. O acadêmico tem como função interagir junto à escola no que diz respeito às questões pedagógicas e de avaliação da turma, enquanto o mediador nos demais setores. 

Programa de educação ambiental vai contemplar alunos da rede municipal-Lançado nesta terça-feira, dia 14, o programa de educação ambiental do Grupo Petrópolis. Com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e parceria das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, o programa integra as ações do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) e visa desenvolver o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais da cidade. Com o objetivo de difundir a cultura da responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, o projeto vai contemplar 500 estudantes, com idades entre 9 e 11 anos.

Seminário de Turismo busca profissionalização do setor-Com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, acontece no dia 28 de maio, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o I Seminário de Turismo de Teresópolis: Aventura e Ecoturismo por Excelência. Direcionado aos empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, aos profissionais das agências de viagens e de turismo e das empresas de transporte, o evento tem como proposta o fortalecimento da parceria entre Poder Público, iniciativa privada e o terceiro setor. Também busca a profissionalização e o desenvolvimento da atividade turística no município. Durante o seminário, será aberta a Temporada de Montanhismo 2013 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Soarte empossa nova diretoria e inaugura exposição comemorativa de 30 anos-Empossada na semana passada a nova diretoria da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, com a abertura de exposição coletiva comemorativa pelos 30 anos da entidade. A Soarte passa a ser presidida pelo artista plástico Israel Sartini no biênio 2013-2015. O evento fez parte do calendário festivo pelos 25 anos da Casa de Cultura, que continua neste fim de semana com mais atrações.

Secretaria de Saúde cria comitê de prevenção e controle da dengue-Em reunião nesta quarta-feira, 16, na Secretaria Municipal de Saúde, foi definida a composição do Comitê Executivo para Prevenção e Controle da Dengue. A função do grupo é elaborar estratégias de prevenção, monitoramento e combate ao Aedes aegypti no município. A proposta é ampliar as ações preventivas já executadas pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, a fim de criar uma grande barreira de isolamento ao mosquito transmissor da doença. No dia 5 de junho será realizada nova reunião para apresentar as ações de prevenção que deverão ser postas em prática a partir de julho.

Hemonúcleo convoca doadores de sangue O positivo e negativo-O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, para regularizar os seus estoques. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Teresópolis recebe etapa do X-Terra Brazil Tour 2013-Teresópolis recebe nos dias 1 e 2 de junho mais uma etapa do circuito X-Terra Brazil Tour 2013, conhecido festival de esportes de aventura. O evento acontecerá no Hotel Fazenda Boa Vida, em Vieira, no interior do município. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.xterrabrasil.com.br. Com organização da X3M Sports Business, a competição tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esportes e Lazer. A etapa contará com provas de triathlon, duathlon, mountain bike e corrida noturna.

Programação cultural oficializa a entrega da Praça Nossa Senhora Aparecida à população-Crianças e adultos se divertiram na manhã do dia 11 de maio, com a programação cultural que oficializou a entrega à população das obras de revitalização da Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro de São Pedro. Totalmente reformada, a praça conta com piso intertravado, bancos, mesas e lixeiras, além e aparelhos de ginástica. O espaço público ganhou também novo sistema de iluminação e brinquedos de material reciclado para o parquinho infantil. Durante a entrega, o Prefeito Arlei anunciou que a Prefeitura vai revitalizar todas as praças públicas nos bairros, começando pela Beira Linha.

Show de Mart'nália atrai grande público na Feirinha de Teresópolis-O show da cantora Mart’nália, no último fim de semana, registrou um grande público na Feirinha de Teresópolis, no Alto. Com repertório diversificado, a filha de Martinho da Vila cantou e encantou o público durante uma hora e meia de apresentação. O show faz parte da Caravana SESI Cultural, resultado de convênio de cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, e o SESI/ FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário