Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis lança projeto “Formação em Serviço”

As Coordenadoras do Projeto Formação em Serviço, professoras Gisela e Adriana, estão otimistas com as novas oficinas
Secretaria de Educação lança projeto “Formação em Serviço”


Teresópolis, 2 de maio de 2013 - Visando uma atualização constante de seus profissionais para atender com qualidade os alunos que vivem num mundo de rápidas informações, a Secretaria Municipal de Educação está lançando o projeto ‘Formação em Serviço’. A proposta é promover a formação continuada dos educadores dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino através de um processo permanente, onde haja sistematização e periodicidade nos estudos propostos.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, as escolas públicas são ricas de experiências e os professores têm vontade de compartilhá-las com seus pares, desde que exista intenção comum e alguém que coordene. “Temos ciência da importância do orientador pedagógico dentro da escola, e este projeto, de fato, nos permitirá compartilhar táticas bem-sucedidas através de formações lideradas por este profissional”, adiantou o Secretário.

O projeto ‘Formação em Serviço’ aponta a versão preliminar da matriz de referência curricular como um norte a ser seguido. A ideia é que os professores possam refletir sobre diferentes metodologias de trabalho e trocar experiências, sistematizando estratégias de ensino que colaborem para uma boa aprendizagem.

“Acreditamos nessa proposta pelo fato de ir ao encontro da necessidade de formar um professor que pesquise e busque estratégias pedagógicas que contribuam para a sua prática. Uma proposta que visa uma discussão com o grupo, e não para o grupo, partindo, pois, da realidade que perpassa o chão de cada escola, suas angústias acerca da alfabetização, leitura, escrita e raciocínio lógico”, justificou a professora Adriana Vital, uma das coordenadoras do projeto.

A Secretaria Municipal de Educação observou necessidades comuns entre as escolas que recebem alunos oriundos da mesma localidade. Desta forma, organizou grupos de trabalho envolvendo estas comunidades escolares, a fim de otimizar o tempo de estudo e o compartilhamento de práticas pedagógicas. A primeira rodada de oficinas acontece no dia 9 de maio e continua nos dias 10 e 16 deste mês, em diversos polos.

Texto e foto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário