Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vacinação contra a gripe termina na sexta, 10

Teresópolis RJ
Vacinação contra a gripe termina nesta sexta, 10 de maio
Município já imunizou 90% do público-alvo

Teresópolis, 8 de maio de 2013 – A Secretaria Municipal de Saúde alerta: esta sexta-feira, 10 de maio, é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe. O atendimento acontece em 21 postos, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Todos devem apresentar o cartão de vacinação.

Desde o início da campanha, em 15 de abril, foram imunizadas 28.275 pessoas no município, o que representa 90,91% de cobertura da meta, que é vacinar 31.102 indivíduos do público-alvo. Já foram vacinadas 2.785 crianças de seis meses a dois anos (83,26%), 1.422 grávidas em qualquer período gestacional (85%), 221 mulheres que deram a luz até 45 dias (80,36%), 3.269 funcionários da Saúde (87,97%) e 20.578 idosos a partir de 60 anos (93,14%).

Também foram imunizados 3.030 portadores de doenças crônicas com indicação médica, como doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas e neurológicas, além de diabéticos, obesos e transplantados. Essas pessoas devem apresentar a solicitação por escrito para a vacina.

Influenza e importância da vacinação

Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Geralmente a influenza evolui para cura completa graças à reação do próprio organismo humano à ação do vírus. No entanto, pode causar doença grave em idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes, câncer, doenças crônicas do coração, dos pulmões e dos rins), pessoas imunodeprimidas, gestantes no segundo e terceiro trimestres de gravidez e recém-nascidos. Esses indivíduos são considerados grupos de maior risco para apresentarem complicações, como a pneumonia, e podem precisar de atenção hospitalar quando adoecem.

Desde 1999 o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais de vacinação contra a influenza para os grupos de risco. A vacina protege por um ano contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias. Entretanto, o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita frequência, por isso a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina. É possível ter gripe mesmo estando vacinado contra a influenza. Contudo, a vacinação diminui a gravidade da gripe e as chances de complicações e óbitos.

(Fonte: Ministério da Saúde)

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea; Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje, em São Pedro.

Interior: Unidades de saúde de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário