Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

VII Mostra de Educação Infantil em Teresópolis vai até sábado

Crianças da Rede Municipal de Ensino participam das atividades da Mostra de Educação Infantil
VII Mostra de Educação Infantil vai até sábado


Teresópolis, 16 de maio de 2013 – Com o tema “EDUCACRIANÇA: A arte de aprender brincando”, estão expostos até sábado, 18, na Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, trabalhos das creches, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e turmas de pré-escolar da rede municipal de ensino. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é valorizar publicamente as brincadeiras e interações, eixos norteadores do trabalho com as crianças de zero a cinco anos.

A professora Luana de Oliveira, diretora da Divisão de Educação Infantil da SME e coordenadora do evento, a meta é mostrar aos pais e responsáveis a importância da brincadeira. “O processo de aprendizagem das crianças passa pelo lúdico e pelas interações, o momento em que eles estão se relacionando criança com criança, ou criança com adulto”, explica.
Trabalhos expostos na Mostra de Educação InfantilTrabalhos expostos na Mostra de Educação Infantil
Este ano, a exposição conta com trabalhos de 16 creches municipais e 4 CMEIs, além de todas as turmas de pré-escolar do município e creches conveniadas. Até o último dia da exposição, irão ocorrer oficinas de pintura, música, contação de histórias e brincadeiras, ministradas por professores da rede municipal para turmas já agendadas. A partir das 14h, essas oficinas serão abertas ao público.
Crianças da Rede Municipal de Ensino participam das atividades da Mostra de Educação Infantil
 “Além de apresentar à população um pouco do trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais de educação infantil, essa exposição também valoriza esses profissionais, enfatizando que nesses espaços de aprendizagem é oportunizada a interação e a construção de conhecimento de forma lúdica propiciado aos alunos perceberem-se enquanto sujeitos, produtores de cultura”, informou Carla Rabello, Diretora de Educação da SME.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, faz questão de lembrar que na educação infantil é difícil estabelecer um horário para a brincadeira e um horário para a aprendizagem, já que a criança aprende brincando. “O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades que serão importantes para o seu futuro”, destacou o Secretário.
A Mostra conta com a participação de alunos e responsáveisA Mostra conta com a participação de alunos e responsáveis
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário