Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis acontece 26 de junho de 2013 na Casa de Cultura Adolpho Bloch

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis
3ª Conferência Municipal de Cultura nesta quarta

Teresópolis, 24 de junho de 2013 - Tudo pronto para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis, que acontece nesta quarta-feira, 26 de junho, das 8h30 às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis, e conclui a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai viabilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo. 

“É uma das últimas etapas para definir os caminhos no âmbito cultural de Teresópolis pelos próximos 10 anos. É a conclusão de um amplo trabalho, iniciado em 2009 com a participação da sociedade e que, sem dúvida, trará inúmeros benefícios para o setor cultural do município”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com um dia inteiro de atividades, a conferência terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Estão confirmadas as presenças de Delmar Duarte, coordenador do Sistema Estadual de Cultura, e Marcello Velloso, representante da Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na programação, estão previstas mesa redonda, discussões em grupos de trabalho e apresentações de entidades culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura. Aprovado por unanimidade na última semana, o Plano Municipal de Cultura terá seu texto apresentado no evento.

Em termos de debate, serão abordados os eixos temáticos que compõem a 3ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano, tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. São eles: I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III - Cidadania e Direitos Culturais; e IV - Cultura como Desenvolvimento Sustentável. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada agora em julho. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas na própria quarta, 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.
 “A conferência é uma oportunidade para a manifestação dos interessados pela Cultura no município”, lembra o secretário Wanderley Peres

FOTO – Crédito Divulgação
Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário