Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escolas da Rede Municipal recebem atrações do Festival de Artes de Teresópolis 2013

Escritora e contadora de histórias Ana Maria Andrade
Escolas da Rede Municipal recebem atrações do Festival de Artes de Teresópolis

Teresópolis, 6 de junho de 2013 - Seguindo uma variada programação de shows musicais, com artistas de expressão nacional e bandas locais, o II Festival de Artes de Teresópolis também apresenta atividades ligadas à educação. O evento tem realização da Água Grande Projetos, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da CEG Gas Natural Fenosa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A programação, que segue até domingo, dia 9 de junho, contemplou, esta semana também, as escolas municipais Professora Acliméia de Oliveira Nascimento e Belkis Frony Morgado, ambas no Bairro de São Pedro com contações de história. A arte de contar histórias é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem e é um passaporte para a escrita, despertando o senso crítico e principalmente fazendo a criança sonhar.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enfatizou a importância dessa parceria para as crianças do município. “Na Educação, sempre que conseguimos oferecer novos estímulos para a aprendizagem de nossos alunos, estamos percorrendo o caminho certo. Essas atrações ofertadas pelo Festival de Artes de Teresópolis, graças à parceria firmada pela Prefeitura, cumprem esse objetivo e, com isso, são muito bem vindas”, comemorou o Secretário.

Na Escola Municipal Professora Acliméia de Oliveira Nascimento foram apresentadas quatro sessões com o grupo Misturando Histórias, que tratou da biodiversidade e diversidade de expressão cultural. Foram contos brasileiros e africanos que fizeram a interação entre literatura oral e a narração de histórias, teatro, música e brincadeiras, apresentados pela atriz Josy Louzada e pela contadora Sonia Lima.

“A escola sempre recebe muito bem todas as propostas culturais que a Secretaria de Educação tem para nos oferecer, mas esse evento em particular é de grande importância porque faz com que a escola se insira nesse Festival, que cumpre um papel admirável de levar a arte para a periferia, para as comunidades de Teresópolis, para um público que muitas vezes não tem acesso a esse conteúdo”, destacou Carla de Cunto Carvalho, Diretora da Escola Municipal Acliméia de Oliveira.
O grupo Misturando Histórias se apresenta na E.M. Acliméia de Oliveira
Já a Escola Municipal Belkis Frony Morgado, recebeu apresentações da escritora e contadora de histórias Ana Maria Andrade. Moradora de Teresópolis, Ana Maria é autora de livros infantis que ela mesmo ilustra com reaproveitamento de materiais, utilizando sobras de papel, recortes de revistas, sucatas e materiais diversificados. Sua ecoliteratura aborda temas como reflorestamento, chuva ácida, reciclagem e consumo consciente de uma forma lúdica, simples e envolvente.

“Através da contação de história, da literatura infantil e da utilização dos livros, a criança vivencia situações e passa a se conhecer melhor, formar sua personalidade e aprimorar comportamentos em relação ao que a gente mostra através das histórias. Além disso, desperta o prazer de ler, incita a fantasia, amplia o vocabulário e estimula a escrever mais e melhor”, analisa a autora Ana Maria Andrade.
 Alunos da E.M. Aclimeia de Oliveira assistem a apresentação do grupo Misturando Histórias  A Diretora Carla Cunto e sua equipe Belkis Morgado
Texto e fotos – Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário