Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeitura comemora sucesso do Festival de Artes de Teresópolis 2013

Prefeitura comemora sucesso do Festival de Artes de Teresópolis

Teresópolis, 11 de junho de 2013 - Encerrada neste domingo, 9, a segunda edição do Festival de Artes de Teresópolis, uma parceria bem-sucedida entre a CEG Gás Natural Fenosa e a Prefeitura, tendo como produtora a empresa Água Grande, e patrocínio do Governo do Estado. Foram 12 dias de música, teatro, artes plásticas, literatura e oficinas, distribuídas pelo Centro Cultural FESO Pro Arte, escolas municipais, Casa da Cultura Adolpho Bloch e, principalmente, a Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto. Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, através do Núcleo de Eventos, o festival teve o auxílio das secretarias de Educação, Cultura, Segurança e Obras e Serviços Públicos.

O público lotou os espetáculos e oficinas, em uma prova clara de que existem demandas artístico/turísticas a serem preenchidas. Os turistas ficaram encantados e os teresopolitanos aprovaram o Festival, aplaudindo os espetáculos e participando das oficinas. As crianças ocuparam a praça para aprender a confeccionar brinquedos reciclados e se divertir com os números circenses que ocupavam o palco da tenda principal, enquanto os adultos se deleitavam com os produtos expostos pelos expositores da Feirinha de Teresópolis. O êxito foi tamanho que os próprios expositores extraíram um documento com mais de 500 assinaturas, solicitando ao Prefeito Arlei que se faça um evento deste porte com regularidade.

O Prefeito Arlei comemorou a retomada da auto-estima do povo teresopolitano através do turismo cultural. “São eventos como este que vão mudando a cara do município. Estamos vivendo um bom momento, Teresópolis vem se desenvolvendo e o Turismo avançando e oferecendo momentos de lazer e arte em plena praça pública. Isso tudo praticamente sem custo para os cofres municipais”.

Já o Secretário de Turismo, Henrique Carregal enalteceu o sucesso do Festival pelas vias de uma parceria bem construída. “Quando soubemos que o festival teria sua edição deste ano realizada em praça pública, não medimos esforços no sentido de oferecer a logística necessária para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Assim foi feito e o resultado foi o pleno êxito do evento”.
O Subsecretário de Turismo e responsável pelo Núcleo de Eventos, Ronaldo Fialho, assinalou a importância de se contemplar toda a cadeia criativa do município. “É bom lembrar que festivais como esse utilizam os serviços de profissionais locais desde a carpintaria, a segurança, o eletricista, os agentes culturais, entre outros, até chegar ao artista, ponta de lança de toda essa cadeia. Dos 33 profissionais contratados, 17 foram mão-de-obra local, o que demonstra o zelo dos organizadores com o pessoal da cidade”.

Satisfeita com os resultados, a direção da CEG, patrocinadora do Festival, já aponta para a nova edição do Festival de Artes de Teresópolis no ano que vem, ampliada e ainda mais lúdica.

Atrações

Artistas de renome do cenário nacional e talentos locais tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos em praça pública, tendo sempre um público interessado e participativo a aplaudi-los. O Festival teve ampla divulgação na mídia nacional, ao mesmo tempo em que a imprensa local noticiava o evento no município, colocando Teresópolis em evidência no cenário cultural.

No primeiro fim de semana do Festival, entre 29 de maio e 2 de junho, a programação de shows reuniu os cantores e compositores João Bosco, Toni Garrido, Toninho Horta, Roberto Menescal, Wanda Sá e o sexteto vocal Bebossa. Também subiram ao palco Duofel, Três de Nós, Bulo e as bandas Capitão Blues, Jahguasoul e RJ 130.

A programação de 4 a 9 de junho contou com oficinas artísticas, que reuniram artistas plásticos e educadores como Daniel Azulay, Lucas Ciavatta, Deneir, A. Cássia, Jarbas Lopes e Domi Júnior. No espaço de contação de histórias, com a presença de arte-educadores, escritoras e músicos, destaque para Bia Bedran, Lucia Fidalgo, Benita Prieto, Andréa Taubman, Ana Maria Andrade, e os grupos Baú que Conta e Canta – com Silvia Ferraz e Marcelo Peregrino, e Misturando Histórias – com Josy Louzada e Sonia Lima.

A Mostra de Teatro de Teresópolis encerrou a programação neste sábado, 8, e domingo, 9, com a apresentação de espetáculos criativos e de qualidade por conta dos grupos locais Grupo Pirueta, GT de Artes Cênicas de Teresópolis, Ayrton Rebello, Os Brômios, Cena Perdida, Cia Teatral Fantasia, Hocus Pocus, Pick Cola e a Trupe Circonflexo.

FOTOS – crédito para Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário