Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2013

Alegria e animação marcam 7º Cultura de Raiz de Teresópolis

Alegria e animação marcam 7º Cultura de Raiz de Teresópolis
Projeto realizará edição especial dia 21 em Guapimirim

Teresópolis, 8 de julho de 2013 - Com alegria e muita animação, foi realizada neste domingo, 7 de julho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 7ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, que se revezaram no palco apresentando canções em diversos estilos, sempre valorizando a música do homem do campo. A edição, que teve grande público durante toda a manhã, contou ainda com homenagens pelo aniversário de 122 anos de Teresópolis.


“Há cinco anos o projeto é um grande sucesso. É um programa que atrai público de todas as idades e que conquista mais e mais simpatizantes a cada edição. Após o êxito de mais uma edição, que ainda teve momentos especiais em lembrança ao aniversário do município, agora é hora de preparar a edição itinerante que irá a Guapimirim no próximo dia 21. Desde já, estão todos convidados a participar conosco”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, o evento seguiu seu formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig que, inclusive, abriu o evento ao lado de Maria Eduarda. Para animar público e participantes, o lanche à moda caipira, com bolos, biscoitos, sucos e café.


Entre as quase 30 apresentações, destaque para Írio Lima, que cantou 'Táxi Lunar', para Moacir e Edson Rosa, com 'Dama da noite', e para Crésio da Vila, com 'Na palma da mão'. Acompanhado por Ayrton Rebello, Genaro da Zabumba, Antônio Corino, Lomir do Pandeiro e Álvaro Pio, 'Seu' Timbira divertiu a todos com forró e uma sequência de músicas de quadrilha.
Lembrando o tema da edição, Wanda Pinheiro apresentou repente sobre Teresópolis e fez sucesso com 'Chico Mineiro'. Regina Dinn também destacou o aniversário do município e cantou 'Gostoso demais'. Os 122 anos de Teresópolis foram lembrados ainda na poesia de Vidocq Casas, 'Evocação a Teresópolis'. Ainda em se tratando de poesia, fez sucesso o poema 'Lamento da mãe natureza', de autoria de Lucas Castilho e declamado por Ayrton Rebello.

Destaque ainda para o Trio Bico Seco, que agradou em cheio com 'O cio da terra' e 'Trem do pantanal', e para Vera Borcard, com 'Tristeza do jeca'. Ao lado do pai, Fernando Mello, a pequena Clara Gonçalves novamente emocionou o público com 'Mulher nova, bonita e carinhosa' e 'Maria Bonita'.

Um dos diferenciais do evento foi a apresentação da dupla formada por Richela Amaral e Alair Almeida, que fez bonito ao desmistificar a dança de gafieira, mostrando ao público coreografias de samba e forró. E, estreando no Cultura de Raiz, Paulo Gonçalves também fez sucesso ao cantar ‘Fogão de Lenha’, sendo extremamente aplaudido pela plateia.

A manhã de festa teve ainda Jorge Viajante e Mario do Violão, e Felipe Rodrigues e Alexandre Firme, com 'Te amo cada vez mais'. Encerrando com chave de ouro, a volta de Wagner Tadeu ao projeto que, ao lado de Maria Eduarda, fechou com 'Campo Branco', de Elomar.
O público presente curtiu a manhã, como é o caso de Elisabeth Andrade. Depois de assistir o Cultura de Raiz na Feira de São Cristóvão, Elisabeth veio a Teresópolis para conhecer a versão original, na Casa de Cultura. “Adorei o que vi e hoje vim especialmente para aproveitar novamente o Cultura de Raiz. Bom demais”, comentou a carioca.

Artesanato

Além da presença do público no teatro da Casa de Cultura, também foi grande a movimentação na Sala de Dança durante toda a manhã por conta dos estandes de artesanato montados no espaço. Estiveram presentes: Marcia Bettin (artesanato em porcelana, madeira, tecido e silkscreen), Leir Guarilha (bijuterias), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Yuanit Gonzalez (batas rendadas) e ainda o Lar Tia Anastácia, através do projeto Costurando o Amanhã.

Relação dos participantes

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Genaro da Zabumba, Edson Firmino, Seu Claro, Írio Lima, Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Roninho, Ayrton Rebello, Zé Lopes, Lomir do Pandeiro, Andréa Sant'Anna, Regina Dinn, Álvaro Pio, Amado Rodrigues, Lucas Castilho, Moacir Rosa, Edson Rosa, Zé Rodrigues, Seu Timbira, Antônio Corino, Jorge Viajante, Mario do Violão, Richela Amaral, Alair Almeida, Trio Bico Seco (Inácio, Elcir e Julio Cesar), Crésio da Vila, Julicão, Vidocq Casas, Juju Carvalho, PC de Si, Vera Borcard, Clara Gonçalves, Roberto Müller, Paulo Gonçalves, Wanda Pinheiro, Felipe Rodrigues, Alexandre Firme e Wagner Tadeu.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 45 edições na Casa de Cultura – além das especiais -, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário