Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de julho de 2013

Cultura de Raiz será implantado em Guapimirim

O ponto alto da festa, com artistas juntos cantando Cálix Bento
Cultura de Raiz será implantado em Guapimirim

Teresópolis, 23 de julho de 2013 - Uma grande festa, com muita música, verso, animação e alegria! Foi este o clima da edição especial do Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, promovida neste domingo, 21 de julho, no município vizinho de Guapimirim. Realizado no Grêmio Recreativo Musical Guapiense, o evento itinerante reuniu dezenas de artistas teresopolitanos, com a participação de artistas locais também, que se apresentaram e encantaram centenas de pessoas. O sucesso foi tamanho que a Prefeitura de Guapimirim já se decidiu pela criação de um evento similar naquele município, nos mesmos moldes do que é feito em Teresópolis.

Com coordenação conjunta entre Teresópolis e Guapimirim, através do Subsecretário de Cultura de Teresópolis, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, e ainda do diretor artístico da Secretaria de Cultura de Guapimirim, Adriano Ramires, e o agente cultural Írio Lima, o evento teve muitos pontos positivos. O belo cenário de roça, com muitas cores e inúmeros detalhes, despertou de cara a simpatia de todos. Da mesma forma, o farto lanche à moda caipira também conquistou, com direito a bolos, biscoitos, sanduíches, café, sucos, e até mesmo aipim e batata doce. Sem contar as mais de quatro horas de apresentações, que agitaram e agradaram o público.
A dupla Mario do Violão e Jorge ViajanteArtesãos de Teresópolis e Guapimirim expuseram seus produtos
Eraldo, com Genaro da Zabumba ao fundo, alegrou com forróNeucy do Acordeon
A caravana de Teresópolis levou à cidade vizinha uma infinidade de músicos, que se revezaram no palco e garantiram a animação ao longo de toda a manhã. Apresentador oficial do evento, Beto Selig abriu o encontro, ao lado de Maria Eduarda, com o acompanhamento de Seu Claro, Arnaldo Almeida, Andréa Sant'Anna, Fernando Mello, Helcyr e Júlio César, do Trio Bico Seco. Depois dele, foram inúmeras atrações, com muita zabumba, viola, sanfona e tudo mais.

Entre as apresentações, destaque para Clara Gonçalves, que cantou ao lado do pai, Fernando Mello, e animou com 'Xote das Meninas', e Vera Borcard, que apresentou 'Sertão do Canindé' e 'Sabiá', com a participação de Zé Luis na imitação do pássaro. Destaque ainda para Geremias Cruz que, acompanhado por Rogério Barros, foi muito aplaudido com 'Se ela perguntar', e para Zé Rodrigues, com 'Casa Amarela'. Muito representativa da música do homem do campo, a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão fez sucesso com 'Barra Pesada'.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro fez sucesso com 'Chico Mineiro' e improvisou repente em homenagem a Guapimirim. Logo depois, Roger Amorim, do grupo Além da Loucura MCs, e Matteus Silva e Karlos Gabriel Ribeiro, da banda Questão de Raciocínio, agitaram com rap. Em seguida, um dos momentos mais interessantes da edição: o 'duelo' protagonizado por Wanda Pinheiro e o rapper Roger Amorim, misturando, além de gerações, o repente rural e a cultura urbana do rap. O forró e a música de quadrilha também estiveram presentes através de artistas como Edson Firmino, Amado Rodrigues, Paulo Gonçalves e Genir do Acordeon.
O evento reuniu centenas de pessoasO Grêmio Recreativo Guapiense ficou lotado para receber o Cultura de Raiz itinerante
O lanche à moda caipira foi especialProdutos agroecológicos estiveram em exposição
Entre muitos outros, o Cultura de Raiz especial teve ainda a participação dos artistas de Guapimirim. Frequentador do Cultura de Raiz e principal articulador para a realização do evento na cidade vizinha, Írio Lima levantou a plateia com 'Nossa História', música composta por ele em homenagem ao Cultura de Raiz, e ainda agitou o público ao lado do parceiro Zé Galdino, Samuel Araújo e artistas teresopolitanos com muito forró. 'Táxi Lunar', 'Frevo Mulher' e 'Psiu, psiu' foram algumas das músicas apresentadas e que fizeram todo mundo tirar o pé do chão e dançar. “Foi incrível trazer o Cultura de Raiz a Guapimirim. Já me sinto parte do projeto e agora vamos buscar, junto com a Secretaria de Cultura de Teresópolis, alçar voos ainda mais altos”, comentou Írio.

Também de Guapimirim, o locutor de rodeio Rodrigo Paraná declamou o poema 'Filho Ingrato', com o auxílio musical de Wanda Pinheiro. O ponto mais alto da festa foi pouco antes do encerramento oficial, quando todos os artistas se reuniram no palco para juntos cantarem 'Cálix Bento', emocionando a todos.

Guapimirim terá seu próprio Cultura de Raiz

Presente à edição especial, o Prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio Dias, parabenizou pelo evento e destacou a importância da cultura. “Agradeço muito à Secretaria de Cultura de Teresópolis por fechar esta bela parceria, trazendo o Cultura de Raiz a Guapimirim. A cultura é muito importante, é o que guarda as essências de um município, sua história e o que há de melhor. Fiquei muito feliz ao chegar aqui e ver toda esta festa transbordando cultura. Teresópolis está aqui com este belo projeto e nós temos que aproveitar este exemplo para fazer o mesmo. Vamos pesquisar e seguir o nosso caminho, resgatando a história de nossa cidade e preservando o que temos de melhor. Parabéns!”, comentou o prefeito.

Também presente, o Secretário de Cultura de Guapimirim, Mauro Motta foi outro que enalteceu o projeto. “Agradeço de coração a todos que estão aqui hoje, trazendo esta alegria para nossa cidade. Ver toda esta animação, com as pessoas cantando, vibrando é maravilhoso. Foi realmente um prazer receber o Cultura de Raiz aqui”, disse Motta, que anunciou para breve a criação de um Cultura de Raiz naquele município, valorizando os artistas da região.

Prestigiando o evento, o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, comemorou. “A recepção que os nossos artistas encontraram em Guapimirim só enaltece o Cultura de Raiz e isso nos deixa realmente satisfeitos. Saímos dos limites de Teresópolis e agora vemos que outros municípios estão conhecendo e se interessando pelos seus artistas populares, e isso é muito bom”, destacou.
Subsecretário de Cultura de Guapimirim, Luis Augusto Abrantes, secretário Wanderley Peres e o Prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio Dias

Parceria no artesanato

Além das apresentações musicais, alguns artesãos, que normalmente expõem seus trabalhos na Casa de Cultura durante o Cultura de Raiz, também integraram a caravana, reforçando o time de artesãos guapienses presentes ao evento. Assim, o grande público que circulou pelo Grêmio Recreativo pode conferir todo tipo de artesanato, de velas e aromatizantes a camisetas, de bijuterias a produtos agroecológicos. Participaram do evento os artesãos: Leir Guarilha (bijuterias), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Maura Ferreira (produtos em reciclagem) e Yuanit Gonzalez (batas rendadas) – Teresópolis; e ainda Alda Leia (panos de prato), Paula Teixeira (bijuterias), Alda Fernandes (bijuterias), Lucia e Mario Kuhn (bambus e velas artesanais) e Oreni e Domingos Benevides (produtos agroecológicos).

Público aplaude

Quem esteve presente, gostou e aplaudiu. “Muito legal. Quando soubemos que o Cultura de Raiz viria aqui, viemos prestigiar. Ainda bem. Um clima maravilhoso, muito gostoso”, comentou Cecília Ferreira, que aproveitou todo o evento para dançar com o amigo e parceiro de dança de salão, Walter Bragança. Mesma opinião teve Angela Maria da Silva. “Não conhecia, mas gostei muito de assistir. Bom demais ver toda esta animação e principalmente esta mistura. Muitos estilos e ritmos em um mesmo lugar. Nota 10”, elogiou.

Relação de participantes

Participaram da edição especial do Cultura de Raiz em Guapimirim os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Seu Claro, Helcyr, Arnaldo Almeida, Andréa Sant'Anna, Fernando Mello, Julio Cesar, Adão Curió da Viola, Roninho, Edson Firmino, Zé Luis, Deusecílio, Írio Lima, Clara Gonçalves, Genaro da Zabumba, Neucy do Acordeon, Vera Borcard, Wanda Pinheiro, Roger Amorim, Matteus Silva, Karlos Gabriel Ribeiro, Eraldo, Zé Futrica, Amado Rodrigues, Roberto Müller, Geremias Cruz, Rogério Barros, Silvio José, Paulo Carminatti, Zé Rodrigues, Jorge Viajante, Mario do Violão, Felipe Rodrigues, Paulo Medeiros, Genir do Acordeon, Paulo Gonçalves, Zé Galdino (Guapimirim), Samuel Araújo (Guapimirim) e Rodrigo Paraná (Guapimirim).
Rodrigo Paraná, locutor de rodeio de GuapimirimRoger Amorim, Matteus e Karlos Gabriel
Írio Lima, com Arnaldo Almeida, Fernando Mello e Zé Galdino
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário