Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escola Municipal Acliméa Nascimento realiza seminário em Teresópolis

A diretora Carla de Cunto com alunos-apresentadores
Escola Municipal Acliméa Nascimento realiza seminário

Teresópolis, 15 de julho de 2013 - Com o objetivo de compartilhar com toda a comunidade escolar os conhecimentos construídos durante seus projetos pedagógicos semestrais, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (Bairro de São Pedro) apresentou, antes das férias, seu primeiro Seminário 2013. A escola trabalha com a metodologia de “Projetos de Trabalho”, onde os próprios alunos escolhem o que querem aprender. O resultado foi conferido durante as apresentações.

“Não trabalhamos com uma listagem de currículos pré-determinados para as crianças. Claro que existem os objetivos pedagógicos já estabelecidos, mas são os alunos que escolhem o que querem aprender. A partir da escolha deste tema é que o professor mergulha no assunto e faz toda a estrutura pedagógica girar em torno daquilo”, explica a diretora da escola, professora Carla de Cunto Carvalho.

Cada turma estuda um tema que, não necessariamente, tem articulação com outra. O resultado é uma grande variedade de inusitados eixos temáticos, que dão um colorido especial aos projetos pedagógicos desta unidade de ensino. “Não é produzido nenhum material específico para o Seminário. São apresentados apenas os materiais construídos durante as aulas do semestre. O Seminário é uma estrutura sistematizada para que nossos alunos possam compartilhar com seus pais, responsáveis e parceiros escolares toda a construção de conhecimento que eles realizaram ao longo do semestre”, esclareceu Gisele Lima Gomes, orientadora pedagógica da escola.
Pais e responsáveis visitam os estandes do I Seminário Acliméa 2013 Professora Graziela Machado com seus alunos
Alunos do 2° ano apresentam o tema do semestre: Aranhas
Durante o Seminário, todos os alunos de cada turma tiveram a chance de apresentar seus conhecimentos a respeito dos temas desenvolvidos em cada sala de aula. As visitações dos pais e responsáveis foram agendadas em diversos horários ao longo de todo o dia, enquanto as portas da escola ficaram abertas aos membros da comunidade escolar em geral.

Segundo a professora Graziela Machado, do 2° ano fundamental, a inovadora metodologia utilizada pela escola tem sido um desafio para os professores, mas ao mesmo tempo bastante recompensadora. “Como trabalhamos com o foco de interesse dos alunos, estudamos o que eles estão interessados em aprender, e não apenas aquilo que os professores querem ensinar. Com esse interesse, a construção do conhecimento se dá com muito mais facilidade e, embora obrigue o professor muitas vezes a sair de sua zona de conforto, conseguimos resultados surpreendentes com nossos alunos”, finalizou a professora.
A orientadora pedagógica Gisele Gomes em meio aos alunos
A Escola Professora Acliméa de Oliveira Nascimento é a primeira unidade escolar municipal em período integral de Teresópolis. Além das disciplinas regulares, são oferecidas aos alunos oficinas de dinamização de leitura, matemática, inglês, apoio pedagógico, reforço escolar, oficina da palavra, informática, musicalização infantil, jogos e brincadeiras, ginástica artística, capoeira, desporto, psicomotricidade, artes, teatro e dança, objetivando uma formação holística através das diversas áreas do conhecimento.
Alunos apresentam os temas desenvolvidos durante o semestre
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário