Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Exposições de julho em Teresópolis - inauguração nesta sexta

Exposição  'Teresópolis, 122 anos de história' na Casa da Memória Arthur Dalmasso
Cultura abre exposição histórica em três idiomas nesta sexta-feira

Montada na Casa da Memória, mostra será atrativo para participantes da Jornada Mundial da Juventude

Teresópolis, 12 de julho de 2013 - Em comemoração ao mês de aniversário do município, e em virtude da realização da Jornada Mundial da Juventude, a Secretaria de Cultura de Teresópolis preparou duas exposições especiais neste mês de julho. A primeira delas, 'Sonoras', já está aberta à visitação na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A segunda, 'Teresópolis, 122 anos de história', será aberta nesta sexta-feira, dia 12 de julho, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. Montada em função da celebração de emancipação do município, a mostra histórica ganhou aspecto e traços diferenciais, sendo concebida em três idiomas por conta das atividades do evento internacional.

Elaborada a partir da pesquisa do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história' contará, através de paineis com textos e imagens, a história de Teresópolis, desde os primórdios de sua formação, destacando fatos do surgimento e do desenvolvimento do município. A estética da mostra chama atenção. Além de relevantes imagens, os paineis contam com diversas aplicações, várias delas em alto relevo. Documentos e objetos também vão integrar a mostra, que ficará aberta à visitação durante todo o mês de julho, no primeiro piso da Casa da Memória, localizada à Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro.

Em virtude da grande movimentação turística em Teresópolis durante o mês de julho, devido à alta temporada e ainda por conta da Jornada Mundial da Juventude, a mostra foi confeccionada em formato inovador, com traduções em inglês e espanhol, para facilitar a compreensão dos expectadores. Só na próxima semana é esperada a visita de cerca de 500 jovens à Casa da Memória.

“Receberemos milhares de jovens em Teresópolis na próxima semana, que estarão na cidade por conta das atividades da Semana Missionária que antecede a Jornada Mundial da Juventude. Estes jovens conhecerão pontos turísticos e culturais do município, incluindo a Casa da Memória Arthur Dalmasso. Por isso, elaboramos uma exposição especial, que vai oferecer informação e conhecimento sobre a história do município. Estão todos convidados a conhecer”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Além da mostra, a Secretaria de Cultura também promoverá um atrativo específico para o grupo. Na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, será realizada no anfiteatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a partir das 14h, a Cultura para Juventude, atividade que vai integrar o evento católico mundial.

Instalação Sonoras

Já na Galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch pode ser vista de segunda a sábado, das 9h às 18h, a exposição 'Sonoras'. Promovida pela Secretaria de Cultura, sob a curadoria do coordenador Ricardo Guarilha, a mostra é composta por uma instalação conceitual confeccionada pelas artistas plásticas Marcia Tayt-Sohn e Vanessa Barini. Quem chega à Casa de Cultura já vê logo na entrada uma pequena mostra da instalação, composta por manequins e muitas cores, que, por si só, já desperta o interesse do público.

A obra poderá ser vista até o dia 31 de julho, assim como as pinturas que compõem a exposição 'Cores da Cidade', mostra coletiva com trabalhos de integrantes da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, exposta na área de circulação do espaço. A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica à Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras.
Exposição 'Sonoras', já está aberta à visitação na Casa de Cultura Adolpho Bloch
Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira e Rafael Corrêa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário