Pesquisar este blog

sábado, 20 de julho de 2013

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis vai a Guapimirim neste domingo

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis vai a Guapimirim neste domingo
Cultura de Raiz vai a Guapimirim neste domingo 

Teresópolis, 18 de julho de 2013 - Neste domingo, 21 de julho, será realizada mais uma edição especial do Encontro de Cultura de Raiz. Após o sucesso do evento itinerante na Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, desta vez o projeto irá a Guapimirim. A atração ocorrerá no Grêmio Recreativo Musical Guapiense, à Rua Professor Rocha Faria, 215 – em frente à Estação do Trem, a partir das 10h.

“Há quase cinco anos o projeto Cultura de Raiz é um grande sucesso e motivo de muito orgulho para a secretaria de Cultura. É um programa que atrai público de todas as idades e que conquista mais e mais simpatizantes a cada edição. A maior prova deste fato são as edições especiais, que extravasam o município, a exemplo da Feira de São Cristóvão e agora em Guapimirim. Certamente, será uma manhã de grande alegria e muita música. Estão todos convidados a participar conosco”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Para a apresentação em Guapimirim, a secretaria de Cultura selecionou alguns dos melhores artistas que se apresentam na edição tradicional em Teresópolis, e que vão descer a serra com muita disposição para mostrar ao público o melhor da música do homem do campo, ao som de muitas sanfonas, violas e zabumbas. Cerca de 20 artistas estão confirmados na caravana, entre eles, Zé Lopes, Wanda Pinheiro, Fernando Mello, Mario do Violão, Jorge Viajante, Vera Borcard e Írio Lima, que mora na cidade vizinha.

Um ônibus, cedido pela Prefeitura de Guapimirim, será o responsável por levar o grupo teresopolitano ao local. Alguns artesãos, que normalmente expõem seus trabalhos na Casa de Cultura durante o Cultura de Raiz, também vão integrar a caravana. Assim como acontece em Teresópolis, a edição especial terá lanche à moda caipira e a participação de convidados especiais.

A coordenação da edição especial ficará a cargo do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora e atriz AndréaSant'Anna, contando também com a intervenção do engenheiro agrônomo Beto Selig, que é o apresentador oficial do evento. 

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o projeto Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, com o intuito de resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 45 edições no formato tradicional, de abril de 2009 até hoje, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro.

Crédito da ilustração: Ricardo Guarilha
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário