Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Secretaria de Educação realiza Formação em Serviço para Prova Brasil

 Professores de matemática participam da Formação em Serviço para a Prova Brasil
Secretaria de Educação realiza Formação em Serviço para Prova Brasil

Teresópolis, 3 de julho de 2013 - Visando promover situações nas quais os alunos da Rede Municipal de Ensino possam ser apresentados aos descritores da Prova Brasil durante todo o ano letivo e em todos os anos de escolaridade, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou Oficinas de Formação em Serviço com professores de Matemática e já programa novas ações neste sentido. O objetivo do trabalho é apresentar estratégias pedagógicas que possam ser discutidas através de encontros com todos os professores de Matemática e de Língua Portuguesa dos anos finais, bem como todos os professores dos 5° anos.

“A Prova Brasil têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino no país e, de fato, Teresópolis tem se saído bem nestas avaliações. Buscando uma colocação cada vez melhor, a Secretaria vem desenvolvendo um trabalho que inclui diversas estratégias, entre elas as Oficinas de Formação em Serviço para Prova Brasil”, explica o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A Prova Brasil é uma avaliação aplicada a cada dois anos para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio; seu resultado é um dos valores usados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos ímpares, anos anteriores à aplicação da Prova Brasil, a SME realiza a AVANCE (Avaliação Anual do Conhecimento dos Estudantes), instrumento de avaliação elaborado por professores da rede municipal para obtenção de um diagnóstico local a respeito dos descritores nacionais.

“Nossas oficinas apresentam aos professores quais os descritores em que nossa rede se destacou, assim como os pontos mais deficitários em cada unidade escolar. Uma vez analisados, são propostas estratégias para que esses descritores possam ser melhorados, e corrigidas essas áreas deficitárias”, explica a professora Adriana Vital Santana, uma das responsáveis pelas formações.

A Secretaria Municipal de Educação já realizou três encontros de Formação em Serviço para a Prova Brasil com professores de Matemática, e em agosto será a vez dos professores de Língua Portuguesa. Além disso, outras ações estão sendo desenvolvidas dentro da realidade local, com base nos descritores nacionais.

“O currículo da Rede Municipal não pode ser definido por uma avaliação externa como a Prova Brasil, mas se pudermos aproveitar esses descritores avaliativos em nossa realidade local, trabalhando esses conteúdos de forma coerente desde a Educação Infantil, as chances de sucesso serão maiores, e o resultado desta avaliação servirá como parâmetro para a elaboração e o planejamento de situações de aprendizagem que desenvolvam as habilidades contidas nestes descritores”, finaliza Carla Rabello, Diretora de Educação da SME.

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário