Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

X Conferência de Assistência Social: Teresópolis define propostas e elege delegados para a Etapa Estadual

 Integrantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social e da Prefeitura abrem a Etapa Municipal
X Conferência de Assistência Social: Teresópolis define propostas e elege delegados para a Etapa Estadual

Teresópolis, 29 de julho de 2013 – Realizada com sucesso neste domingo, 28, a X Conferência Municipal de Assistência Social elaborou propostas de políticas públicas para o setor e elegeu 10 delegados para representar Teresópolis na Etapa Estadual, marcada para acontecer de 16 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro. “A liberdade de expressão e a qualidade dos debates foram os destaques desta conferência, que transcorreu dentro do programado, contando com a atuação ativa de todos os participantes”, avaliou Margareth Rosi, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Com organização do CMAS, e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o fórum de debates reuniu profissionais da área e usuários, além de representantes de instituições dos serviços de assistência social, do poder público e da sociedade civil organizada no auditório da Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema, na Várzea. “Essa mobilização é fundamental para o município avaliar suas demandas, definir políticas públicas em busca de recursos e defender suas propostas nas conferências estadual e nacional”, pontuou Graça Granito, secretária de Desenvolvimento Social, que abriu o evento acompanhada da subsecretária, Alair Ramos.
Coral bilíngüe da Secretaria de Desenvolvimento Social na abertura da Conferência
 Presidente do CMAS, Margareth Rosi (de pé) faz um balanço dos avanços da assistência social no Brasil
A abertura da conferência contou com a participação do coral bilíngue da Secretaria de Desenvolvimento Social. Sob a orientação do professor Frank Pereira, o grupo interpretou o Hino Nacional e o Hino a Teresópolis na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 

A presidente do Conselho, Margareth Rosi, fez um balanço dos avanços da assistência social no país desde a Constituição Federal de 1988. Em seguida, a representante do Conselho Estadual de Assistência social, Diana Delgado, fez palestra sobre o tema ‘Cofinanciamento obrigatório da assistência social’. “Faltam recursos, mas falta principalmente capacidade para gerir esses recursos Nosso desafio é fazer com que as políticas públicas se tornem efetivas e direito de todos”, assinalou Diana. 

Com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”, foram discutidos seis subtemas: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão de trabalho; gestão de serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios do Sistema Único da Assistência Social; e regionalização. 

Após debates em grupos de trabalho, o município elencou várias propostas para serem defendidas na Conferência Estadual, em outubro. Entre elas, a mudança do nome da Secretaria de Desenvolvimento Social, que passa a acrescentar o termo ‘Direitos Humanos’. O objetivo é ter uma única secretaria que atue no planejamento, execução e controle das políticas públicas nas áreas da assistência social, de justiça e dos direitos dos segmentos de crianças e adolescentes, mulheres, idosos, portadores de deficiência e na promoção da igualdade racial.

A criação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) itinerantes e no interior do município, a realização de concurso público para completar as equipes técnicas que atuam nos serviços de assistência social, bem como a criação de um plano de cargos e salários para os profissionais do setor foram outras sugestões do município.

A plenária final da X Conferência Municipal de Assistência Social elegeu a delegação que vai representar Teresópolis na IX Conferência Estadual de Assistência Social, de 16 a 18 de outubro. Representando o Poder Público foram eleitas Tania Iorio (Secretaria de Desenvolvimento Social), Iracema Toledo Braga (Secretaria de Educação), Marcela Félix (Secretaria de Segurança) e Sandra Erly Azevedo (Secretaria de Saúde). Representando os profissionais do setor, foram eleitas Rafaela Dállia e Alessandra Corguinha. Representando os usuários, Margareth Rosi (APAE Teresópolis). E representando a sociedade civil, foram eleitos Flávia Becker Alves Xavier (Lar Tia Anastácia), Cleiton Evandro Correa Pimentel (Padrão Águias de Aventura Objetiva) e Elisabeth Rosa Garcia (Capette – Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis).
Secretária de Desenvolvimento Social Graça Granito (de pé) abre oficialmente a X Conferência Municipal de Assistência Social
Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário