Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Defesa Civil instala mais dois NUDECs em Teresópolis

Teresópolis RJ
Prevenção: Defesa Civil instala mais dois NUDECs

Capacitação de voluntários prossegue nos dias 27 e 29 em Santa Cecília e Três Córregos

Teresópolis, 23 de agosto de 2013 – Dando continuidade ao trabalho de prevenção, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil está implantando mais dois NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. A ideia é capacitar voluntários para dar a primeira resposta à comunidade em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Atualmente, Teresópolis conta com 20 NUDECs, na cidade e no interior. Dois foram instalados este ano: o da Granja Guarani, com 18 moradores capacitados, e o de Corta Vento, com 14 voluntários. Agora, estão em fase de implantação os núcleos dos bairros Santa Cecília e Três Córregos.

Em Santa Cecília, os moradores participaram de um curso de primeiros socorros na noite desta quinta-feira, 22, com aulas teóricas e práticas, ministrado pelo socorrista voluntário Luciano Fernandes. Princípios de atendimento, orientação sobre imobilização e transporte de vítimas acidentadas foram alguns dos temas repassados. Na próxima terça, 27, haverá palestra sobre risco geológico e hidrológico, às 19h, na Escola Municipal Marilia Porto (Rua Cecília Meirelles, 517 – Santa Cecília). O palestrante será o subsecretário de Operações, Tenente Francisco Cordeiro Matias.

Em Três Córregos, a palestra sobre risco geológico e hidrológico foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 21; na quinta-feira da próxima semana, 29 de agosto, haverá o curso de primeiros socorros, às 19h, na Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira (Estrada Rio-Bahia, km 71 – Três Córregos).

O curso preparatório detalha o projeto de instalação dos NUDECs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet, para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Durante a aula, os moradores recebem a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

No final do curso, os moradores percorrem o bairro para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Além de certificado, os moradores recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos NUDECs prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário