Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Encontro de educadores marca retorno do PNAIC em Teresópolis

A professora Cristina Esteves, coordenadora do Programa em Teresópolis, explana questões administrativas e pedagógicas para os educadores
Encontro de educadores marca retorno do PNAIC em Teresópolis

Teresópolis, 12 de agosto de 2013 – Um encontro com educadores da Rede Municipal de Ensino no último sábado, 10 de agosto, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Tijuca), marcou o retorno das atividades do PNAIC em Teresópolis. Trata-se do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu em 2012 ao Pacto e, para isso, tem feito uma série de investimentos e promovido ações conjuntas que visam a formação continuada dos professores alfabetizadores.

A professora Sandra Patrício da Rocha, Assessora da Divisão de Projetos Especiais, lembrou da importância do PNAIC e do envolvimento dos educadores neste processo. “Hoje vocês estão fazendo parte da construção da história da Educação em Teresópolis. Esse ‘querer estar aqui’ em um sábado inteiro, para se atualizar e apreender novos saberes, mesmo já sendo tão capazes, nos enche de orgulho e esperança no sucesso desse Pacto em nosso município”, disse a representante da SME no encontro.

O PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores através de um curso presencial de dois anos de duração. Em 2013, a ênfase está em linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) emitirá certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) oferece para os participantes uma bolsa em dinheiro, durante os oito meses de formação continuada em 2013.
 Educadores municipais reunidos para o retorno das atividades do PNAIC
No encontro deste sábado, foram tratadas questões administrativas e pedagógicas, além de novas informações nas diretrizes do PNAIC apresentadas pelo MEC. “Teresópolis está retomando a sua marcha pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e o que procuramos é uma Escola justa, que possibilite à criança a aprendizagem não só da leitura e da escrita das palavras isoladas, mas da leitura e da produção de textos, cumprindo a alfabetização sua dimensão política e pedagógica, por meio da igualdade de oportunidades”, enfatizou a professora Cristina Esteves, coordenadora do Programa em Teresópolis.

As ações previstas no Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, para a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa formação se dá através de Professores Orientadores da Rede Municipal de Ensino, que estão fazendo um curso específico com 200 horas de duração por ano, ministrado pela UFRJ em Nova Friburgo.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, lembrou que a partir do pacto, se tornará inadmissível ter crianças de oito anos não alfabetizadas em Teresópolis. “Sabemos que todas as crianças têm condições de aprender e se desenvolver. Então Teresópolis está investindo neste pacto nacional por entender que esse resultado depende do trabalho, dedicação e investimentos dos governos, das escolas, dos professores, das famílias e da mobilização de toda a sociedade. Aprender é um direito das nossas crianças e um dever de todos nós”, disse o Secretário.
A professora Sandra Patrício da Rocha ressalta a importância histórica do momento
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário