Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Grupo Teatro que Roda voltou a se apresentar nesta quarta-feira em Teresópolis

Teresópolis RJ
Grupo Teatro que Roda voltou a se apresentar nesta quarta-feira em Teresópolis-Espetáculo de teatro de rua sobre Macunaíma será encenado na Calçada da Fama

Teresópolis, 14 de agosto de 2013 - Depois do sucesso do espetáculo 'Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança', o Grupo Teatro que Roda, de Goiânia, voltou a se apresentar de graça em Teresópolis nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, às 16h30, na Calçada da Fama, no centro da cidade. A convite da Secretaria de Cultura de Teresópolis e da Aldeia Cultural Casa Viva, o grupo encenou 'Makunaíma na terra de Pindorama', o segundo espetáculo do projeto 'Trajetos Heroicos'.

Assim como aconteceu na segunda-feira, 12, os atores atuaram novamente de forma interativa com o público, utilizando espaços, aparelhos urbanos e fachadas. O espetáculo se dá em movimento, permeado por sambas e marchinhas carnavalescas. “Quem esteve no centro na segunda-feira, pode ver o quanto o espetáculo Dom Quixote chamou a atenção. Nesta quarta não foi diferente. Mais uma bela oportunidade cultural para o teresopolitano”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A peça Makunaíma começa com um bloco de carnaval. Em meio à batucada, confetes e serpentinas inicia-se a história desses foliões que vieram para a cidade depois de sair da tribo dos Tapanhumas, que ficava lá no Mato Dentro. Os Tapanhumas vivem suas peripécias na aldeia, até a morte da mãe dos Tapanhumas, o que faz com que o heroi decida ir para as bandas da cidade.

Makunaíma conhece o amor através da índia Guerreira Ci, a mãe do mato, que lhe dá de presente sua Muiraquitã, a pedra da sorte. A bela cunhã e seu filho recém nascido morrem. Makunaíma sofre! Na cidade, sua pedrinha é roubada e o herói da nossa gente segue em busca dela na companhia de seus irmãos Jiguê e Maanape.

De forma surreal, Makunaíma e seus companheiros seguem vivendo, despojados de qualquer agrado. A realidade do convívio com as pessoas da cidade faz com que se percam em seus costumes, presentes em gerações, e os pressiona contra as afetações do mundo moderno e seus consumos.

Estarão em cena os atores Patrick Mendes, Lenita Caetano, Julio Rodrigues, Ieda Marçal, Hugo Mor, Felipe Ferro e Dionísio Bombinha. A peça tem direção de André Carreira e Liz Eliodoraz como assistente.

Equipe técnica
Preparação Corporal: Luciana Caetano
Preparação Vocal: Cristiane Lopes
Direção Musical: Abílio Carrascal
Cenógrafo: Wagner Gonçalves
Figurinos: Izabela Nascente / Hugo Mor / Marcelo Guimarães
Programação Visual: Vagamundos

Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis



Nenhum comentário:

Postar um comentário