Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Professores municipais de Teresópolis recebem treinamento em contação de histórias

O Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura foi criado em 2011, e tem como objetivo contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças
Professores municipais recebem treinamento em contação de histórias

Teresópolis, 13 de agosto de 2013 - Na última segunda-feira, 12 de agosto, professores da rede municipal de ensino passaram por um treinamento com a contadora de histórias Kiara Terra. O treinamento faz parte do projeto “Bu! Histórias de Medo e Coragem”, iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura, com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto busca levar os estudantes a ler, ouvir, escrever e encenar histórias que falam dos sentimentos de medo e coragem. A expectativa é que no final dessa trajetória a leitura tenha sido ponte de transformação e enriquecimento para todos os jovens envolvidos. 

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o treinamento oferecido para esses professores é muito importante para a educação do município. “Muito bem vinda esta parceria com a Endesa e o Ministério da Cultura, já que através da contação de histórias podemos, de fato, enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação”, analisa o Secretário Municipal de Educação.

Ao todo, 503 instituições públicas de ensino do país participarão do projeto “Bu! Histórias de Medo e Coragem”, sentimentos que servirão para os alunos criarem cenários e enredos, elaborarem ficções e pesquisarem para coletar informações.

Depois de passar por Petrópolis (RJ), Cachoeira Dourada, Itumbiara e Goiânia (GO), foi a vez dos professores de Teresópolis serem capacitados na oficina com a contadora de histórias Kiara Terra. Durante o mês de agosto, serão treinados ainda professores do Ceará (Fortaleza, Iguatu, Caucaia, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante), do Rio de Janeiro (Cabo Frio, Macaé, Niterói e São Gonçalo) e do Rio Grande do Sul (Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Garruchos).

As escolas receberão kits compostos por materiais didáticos, como livros, DVDs e adereços cênicos, como chapéus, perucas, capas e tiaras, para facilitar as contações de histórias. Os professores serão estimulados a lerem para seus alunos, de maneira comunicativa e participativa.

No final do semestre, haverá um concurso cultural, no qual as escolas participantes do projeto irão apresentar histórias construídas em dupla. Os vencedores receberão prêmios: filmadora digital para escola, tablet para os professores e mala com adereços cênicos e livros para os alunos. Além disso, as histórias escolhidas serão publicadas em um livro, que serão distribuídos gratuitamente para todas as escolas e bibliotecas dos municípios participantes do projeto.

Após as capacitações, entrará no ar o site www.buhistoriasdemedoecoragem.com.br para divulgar informações e compartilhar ações sobre o projeto. No site os professores e educadores de todo o Brasil podem encontrar os materiais didáticos para download e realizar as atividades propostas com seus alunos.

O Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura foi criado em 2011, e tem como objetivo contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo o país e que já beneficiou 158 mil alunos. 
 A contadora de histórias Kiara Terra dá o treinamento para os professores da Rede Municipal de Ensino

Texto - Marcelo Fabiano
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário