Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conleste aprova documento com projetos de saúde, saneamento, mobilidade e segurança


Expondo as carências na área de Saneamento, Leandro Coutinho, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresópolis, pontuou as prioridades e apresentou projetos para melhorar a qualidade de vida da população
Conleste aprova documento com projetos de saúde, saneamento, mobilidade e segurança

Teresópolis, 26 de setembro de 2013 - Uma reunião entre os prefeitos dos municípios que integram o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25, em Nova Friburgo (RJ). Na pauta, entre outros assuntos, a apreciação e aprovação das propostas de projetos desenvolvidos pelos grupos temáticos, integrados pelos secretários municipais, nas áreas de saúde, segurança pública, mobilidade urbana e saneamento.

Participaram da reunião os prefeitos Helil Cardozo, de Itaboraí, e presidente do Conleste; Arlei Rosa, de Teresópolis, e vice-presidente do Conleste; Rogério Cabral, de Nova Friburgo; Solange Almeida, de Rio Bonito; Waldecy Fraga Machado, de Cachoeiras de Macacu; Wanderson Alexandre, de Silva Jardim; e Válber Luiz, de Tanguá. Representando o prefeito de Magé, Nestor Vidal, estava o diretor geral da Adeleste (Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense), Edir Inácio da Silva; e representando o prefeito Rodrigo Neves, de Niterói, Braz Colombo. 

Na ocasião, foi apresentado um documento, com as propostas elaboradas pela equipe técnica do Conleste, contendo projetos em torno dos quatro eixos principais para o desenvolvimento dos quinze municípios pertencentes ao Consórcio, para serem debatidos e aprovados.

Segundo o presidente do Conleste, Helil Cardozo, a reunião é de grande importância para toda a região em torno do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). “Este encontro é muito importante para todos nós que fazemos parte deste ciclo de crescimento. Hoje foi apresentado um estudo amplo, das principais carências dos quinze municípios, discutido e montado pela câmara técnica do consórcio. Além disso, essa reunião será de grande valia para um próximo encontro com o vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, junto com o Ministério das Cidades e a Casa Civil, como ficou acordado anteriormente pelo próprio Pezão”, comentou o presidente do consórcio.

O Prefeito Arlei ressaltou que a saúde é, hoje, a prioridade mais importante de Teresópolis e lembrou o empenho que o Governo do Rio vem demonstrando com a cidade, inclusive com a construção imediata de um centro municipal de hemodiálise em Teresópolis. “Nosso objetivo através deste consórcio e unir forças para juntos cobrarmos cada vez mais dos govertnos estaduia e federais ajuda para sanar nossas carências e oferecer mais qualidade a população”
Apresentação das questões voltadas para o setor de Mobilidade Urbana ficou a cargo do diretor geral do Conleste, Álvaro Adolpho Tavares
Demandas e projetos

A apresentação das questões voltadas para o setor de Mobilidade Urbana ficou a cargo do diretor geral do Conleste, Álvaro Adolpho Tavares. Ele assinalou, entre outras, a necessidade de ações e integrações rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias, além da construção de rodovias alternativas para interligar municípios da região.

Expondo as carências na área de Saneamento, Leandro Coutinho, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresópolis, pontuou as prioridades e apresentou projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Ele destacou a necessidade de ampliar o acesso à rede de água e esgoto, a elaboração de planos municipais de resíduos sólidos e a instalação de escritório avançado dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente na região, para apoio aos municípios.

Outras demandas foram elencadas. Na área de Segurança Pública, o secretário de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí, Ricardo Sales, indicou uma visão sistêmica envolvendo ação policial de monitoramento, controle, banco de dados, inteligência e defesa civil, além da implantação de um gabinete de gestão integrada e a criação de um Conselho de Segurança para que cada município possa enviar, individualmente, suas demandas.

E por último, visando à integração da região para a solução dos problemas de saúde da população, o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edílson Francisco dos Santos, explicou a importância de construção de um Plano Diretor de Investimento (PDI) do Conleste, para conseguir verbas que atendam as necessidades mais urgentes das cidades do Leste Fluminense. 

Anfitrião da reunião, o Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, agradeceu a presença e a participação das prefeituras do Conleste e reafirmou a importância da união entre os municípios integrantes para fortalecer o consórcio e alcançar resultados maiores e melhores. “Fico feliz em poder sediar este encontro e receber meus amigos prefeitos. Vejo este momento de união com entusiasmo, porque as chances de conseguirmos conquistar nossos objetivos são maiores quando nos unimos”, concluiu.

Após as apresentações, os prefeitos esclareceram dúvidas relacionadas aos temas propostos e definiram o que será apresentado ao vice-governador, Luiz Fernando Pezão, junto ao Ministério das Cidades e à Casa Civil.

A próxima reunião do Consórcio está marcada para o dia 8 de novembro, em Teresópolis.
 Na área de Segurança Pública, o secretário de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí, Ricardo Sales, indicou uma visão sistêmica envolvendo ação policial de monitoramento, controle, banco de dados, inteligência e defesa civil
Texto - Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário