Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Educação: Gestores municipais participam de formação

O secretário municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos, dá boas vindas às equipes diretivas municipais
Educação: Gestores municipais participam de formação

Teresópolis, 30 de setembro de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) iniciou no último sábado, 28, no prédio Flávio Bortoluzzi, da Unifeso, o curso de formação “Gestão Escolar para Gestores Municipais”. O objetivo é apresentar conteúdos relevantes ao desempenho da função de Gestor Escolar, assim como trocar experiências e disseminar boas práticas de gestão.

O secretário municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos, agradeceu o comparecimento das equipes diretivas e lembrou que a gestão escolar caminha a cada dia para uma maior especialização. “Em janeiro iniciaremos a formação em nível de especialização (lato sensu) do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação, que conseguimos para nossas equipes diretivas após muita luta junto ao FNDE, já que esse curso seria apenas para municípios com baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nossos clientes são os alunos e devemos dar para eles o melhor de nós mesmos”, lembrou o secretário.

O curso de gestão escolar para gestores das unidades escolares municipais visa sensibilizar as equipes diretivas municipais para as demandas atuais da função, considerando os sujeitos envolvidos e o contexto, com vistas à potencialização do papel da escola na formação crítica reflexiva e autônoma do cidadão. Na programação, que conta ainda com encontros nos dias 5 e 19 de outubro, serão abordados temas como “Gestão Escolar Contemporânea”, “Liderança e Gestão Escolar” e “Gestão do Tempo”.

“O objetivo primordial de Educação é formar cidadãos. Quando pensamos em gestão de recursos, infraestrutura da escola, merenda escolar, gestão das pessoas dentro e fora da escola, todos têm que trabalhar em consonância a esse objetivo: o aprendizado do aluno”, destacou o professor Filipe Viana Luiz Albani, diretor do Centro Educacional Rose Dalmaso.

Para a professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME, a figura do “diretor ditador” ou do “super diretor”, aquele que concentra em si próprio todas as funções e responsabilidades diretivas está superada. “A gestão escolar caminha cada vez mais para uma proposta participativa. Por isso, a preocupação da Secretaria Municipal de Educação em qualificar nossos gestores na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social, esperando como resultado dessa iniciativa a melhoria dos índices educacionais das nossas escolas”, resumiu Carla Rabello.
 Os técnicos da Seeduc, Elizabeth, Thales e Luana, conversam com os gestores municipais
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário