Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Educação oferece oficina de contação de histórias para alunos do interior de Teresópolis

Aluna Isabela Corrêa Silveira mostra um de seus livros de história preferidos
Educação oferece oficina de contação de histórias para alunos do interior

Teresópolis, 26 de setembro de 2013 - Através do programa Canta Enquanto Conta, a Secretaria Municipal de Educação tem ofertado aos alunos da Escola Municipal Serra do Capim, no 2º Distrito de Teresópolis, uma Oficina de Contação de Histórias, onde eles próprios têm a oportunidade de interpretar e dramatizar o texto escolhido. Pelo programa Canta Enquanto Conta, alunos da rede municipal de ensino participam de momentos de leiturização através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos e poesias de autores nacionais, com o objetivo de desenvolver o interesse pela leitura e assuntos pertinentes à formação cultural brasileira.

“A ideia é que os próprios alunos construam seus instrumentos de dramatização da história, no caso, bonecos e máscaras de papel machê. Além da escolha dos personagens, os estudantes criam sua biografia e apresentam a história na escola no começo de outubro, através de leiturização do texto ‘O grande pecado de Lampião e sua terrível peleja para entrar no céu’, de Joel Rufino dos Santos”, explicou a professora Valéria Barros, coordenadora da oficina.

A oficina de contação de histórias do programa Canta Enquanto Conta, a princípio será realizada apenas na Escola Municipal Serra do Capim, embora o projeto atenda diversas unidades escolares da rede municipal de ensino. “Os alunos estão adorando, inclusive porque estamos trabalhando o projeto horizontalmente, também como complemento escolar, em conjunto com nossos professores regulares. Temos percebido inclusive o aumento do interesse deles pela leitura”, esclareceu a diretora Cátia Cilene de Melo Machado.

A aluna Isabela Corrêa Silveira, de 10 anos, participa da oficina de contação de histórias. “Eu estou gostando muito. Eu até fazia artes, porque de vez em quando é bom sair da rotina de só fazer dever. Até já sei contar histórias bem, mas preciso de um livro, fazer uma leitura silenciosa antes e dar um treinadinha”, contou animada a estudante do 5° ano da Escola Municipal Serra do Capim.

Regularmente, o projeto Canta enquanto Conta atende as unidades escolares do Ensino Fundamental num circuito de atividades com duração de cerca de duas horas, ministradas por uma dupla de dinamizadores, contador e cantador, capacitados para contação de histórias e outras atividades. Constam desse circuito de atividades: contação de história, vídeo, atividades plásticas e musicais e roda de leitura. Os temas e histórias dinamizados são variados e fazem referência a assuntos pertinentes à atualidade.
Alunos do 2º Distrito participam da oficina de contação de histórias
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário