Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

Prefeitura de Teresópolis busca terrenos para Estado construir casas populares no interior do município

Terreno em Vieira, uma das áreas vistoriadas no interior do município para a construção de casas populares
Prefeitura busca terrenos para Estado construir casas populares no interior do município

Teresópolis, 20 de setembro de 2013 – O prefeito Arlei recebeu nesta terça-feira, 17, o subsecretário estadual extraordinário da Região Serrana, José Beraldo Fortuna Soares. O intuito foi visitar terrenos no 2º e 3º Distritos para a construção de casas populares destinadas às vítimas do temporal de janeiro de 2011. Também fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Fiscalização de Obras, Carlos Antonio Lopes Oliveira, o engenheiro Raul Fanzeres, da Secretaria Estadual de Obras, e o engenheiro Ricardo Carvalho, da empresa Cohabita Construções, além dos vereadores de Teresópolis Maurício Lopes - presidente da Câmara, Anjinho, Luciano de Vargem Grande e José Carlos da Estufa.

O subsecretário José Beraldo afirmou que a intenção é que Teresópolis ganhe cerca de 200 casas pré-fabricadas em estruturas modulares nos próximos meses, dependendo apenas da definição e liberação do terreno para as obras de infra-estrutura. A grande vantagem deste sistema de construção é que as casas ficam prontas rapidamente, após os trabalhos de infraestrutura.

“Estamos na cidade cumprindo determinação do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Obras do estado, Hudson Braga. Nossa intenção é acompanhar o prefeito Arlei na definição dos terrenos onde serão montadas as casas pré-fabricadas no interior, o que deve acontecer o mais rapidamente possível”, confirmou Beraldo.

O prefeito Arlei levou a comitiva para visitar terrenos em Arrieiro e Santa Rita, no 2° Distrito, e em Sebastiana e Vieira, no 3º Distrito. “A intenção é agilizar plantas e projetos, tudo o que for possível para a liberação dos terrenos, porque depois da estrutura pronta, as casas são montadas rapidamente. Não queremos concentrar as casas em um lugar só, e sim dividir, fazendo de 50 a 60 unidades em cada local, para que as famílias desalojadas no interior do município possam ficar próximas de suas antigas residências”, afirmou Arlei.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, concordou com o prefeito. “É mais interessante fazer um levantamento para construir as casas nos locais onde as famílias que foram desabrigadas pelas chuvas possam usufruir delas”, opinou.

Segundo o responsável técnico da Cohabita, construtora contratada pelo Governo do Estado para montar as casas pré-fabricadas, quanto mais rápido o terreno for liberado, melhor. “O ideal é agilizar a liberação dos terrenos e as obras de infraestrutura, porque a empresa, com tudo liberado, monta a casa em quatro dias. Encostamos a carreta e executamos o trabalho rapidamente. É importante que se agilize logo as liberações para que Teresópolis não perca as casas para outros municípios”, assinalou Ricardo Carvalho. A empresa foi contratada para a construção de 694 moradias nas cidades de Teresópolis, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.

O prefeito Arlei já acionou os setores responsáveis na Prefeitura para que providenciem a liberação dos terrenos, a fim de que o interior possa ganhar as casas pré-moldadas ainda este ano. “Mais uma vez agradeço ao governador Cabral, ao vice Pezão e ao secretário Hudson Braga pelo carinho que eles têm demonstrado com Teresópolis. Vamos fazer de tudo para colocar estas casas de pé o mais rapidamente possível”, finalizou o prefeito.

Atualmente, na zona urbana de Teresópolis, o Governo do Estado está construindo cerca de 1.600 casas populares na Fazenda Ermitage, também destinadas às vítimas do temporal de 2011. Já a Prefeitura adquiriu terreno para a construção de 120 moradias, reservadas prioritariamente às famílias que moram em áreas de risco no Rosário. 
Prefeito Arlei, vereadores e engenheiros da Secretaria de Estado de Obras vistoriam terrenos no interior do município para construção de casas populares
Fotos – Divulgação
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário