Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis promove III Seminário de Educação Inclusiva

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, faz a abertura do Seminário
Secretaria de Educação promove III Seminário de Educação Inclusiva

Teresópolis, 23 de setembro de 2013 – Partindo da ideia de que as diferenças são por natureza própria à construção histórico-social do ser humano, a Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, realizou na manhã e tarde da última terça-feira, 17, na Unifeso (Centro Educacional Serra dos Órgãos), o III Seminário de Educação Inclusiva: Práticas e Desafios.

O objetivo do congresso foi divulgar e compartilhar o conhecimento da área de Educação Especial/ Educação Inclusiva, discutir a democratização do espaço escolar para atender alunos com necessidades educacionais especiais e fomentar a formação de professores e as políticas públicas para área de Educação Especial na perspectiva da inclusão.

O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o evento lembrando que a educação municipal tem que comemorar, mas também ainda há muito a ser feito. “Na educação inclusiva lutamos contra a segregação de pessoas que muitas vezes têm dificuldades para atingir seu pleno desenvolvimento de aprendizagem. Por isso precisamos ser exigentes na construção dessas capacidades, com muito amor e respeito ao próximo”, disse o secretário.

O evento, que aconteceu no período da manhã e da tarde, contou com extensa programação que incluiu palestras com a educadora Flavia Faissal e a fonoaudióloga Thais Gomes Braga, apresentações de práticas pedagógicas, roda de conversa sobre Síndrome de Down e oficina sobre psicomotricidade com foco no TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).

A professora Flavia Faissal, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, apresentou palestra com o tema ‘Educação Inclusiva: Dialogando sobre a função social da escola’. “Quando a gente pensa em políticas de educação inclusiva, não temos como abrir mão da esfera legislativa, política, social, econômica, histórico-cultural, entre outras que vão se resolver exatamente no chão da escola. Temos mil questões que perpassam todas essas esferas, mas quem pode dar as respostas somos nós que estamos na escola”, comentou a educadora.

Para a psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina Soares, diretora da Divisão de Educação Especial, o seminário foi muito importante para a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Para nós, esse foi um momento singular, mas muito importante, porque reunimos educadores que estão efetivamente realizando esse trabalho de educação inclusiva nesse pequeno espaço de troca, e reflexão que, tenho certeza, vai significar muito para os nossos alunos”, disse Márcia Cristina.
A psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina Soares, diretora da Divisão de Educação Especial da SME, apresenta o trabalho realizado no município
A professora Flavia Faissal, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, apresenta sua palestra
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário