Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Curso de Formação Cultural, para inscritos e selecionados em Teresópolis, começa neste sábado


O curso teve seu lançamento regional realizado em Teresópolis
Curso de Formação Cultural começa neste sábado 

Teresópolis, 23 de outubro de 2013 - Neste sábado, dia 26 de outubro, será realizada no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O curso visa à capacitação dos profissionais atuantes nos mais diversos setores culturais fluminense e terá a participação de gestores públicos de Teresópolis, que contam com o apoio da Secretaria de Cultura, responsável pela estrutura de transporte do grupo. 

A delegação teresopolitana será formada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a coordenadora de projetos Nara Zeitune, e as gestoras culturais Cléo Jordão e Regina Tavares, representando o Poder Público; o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a bailarina e coreógrafa Hebe Otto, representando o Conselho de Cultura; os agentes culturais Lu Guarilha e Ivo Bernardo, representando o ponto de cultura Saci Tererê; e a professora Jeanette Albuquerque, representando a sociedade civil. Além de assistir a aula inaugural, o grupo vai acompanhar todo o curso, visando o aperfeiçoamento do setor cultural de Teresópolis.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o curso representa uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Será uma ótima ocasião para a capacitação de gestores e artistas que tramitam no setor cultural, contribuindo assim, de forma significativa, para um efetivo fortalecimento da nossa cultura. Com certeza, a partir das informações assimiladas, teremos, todos nós, maior embasamento para a execução de políticas, projetos e ações de interesse da cultura não só em Teresópolis, mas também em toda a região”, comentou.

O Curso de Formação de Gestores Públicos será desenvolvido através do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. É destinado a gestores públicos de cultura, conselheiros municipais de cultura, coordenadores de pontos de cultura e, principalmente, agentes culturais. Tem como objetivos qualificar gestores, conselheiros e agentes culturais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo competências de reflexão sobre cultura e seus modelos de gestão, formulação e execução de programas e ações para a cultura, planejamento e previsão de infraestruturas para as atividades culturais.

O curso é semipresencial, com nove meses de duração e total de 151 horas, sendo 135 horas à distância e 16h de forma presencial, por meio de dois encontros. As aulas são gratuitas e o curso funcionará como extensão universitária, com direito a certificado concedido pela Uerj. 

Concurso Cultura 2014

Também com o intuito de oferecer capacitação aos profissionais da área cultural do município, foi realizada no último dia 17 de outubro, no Centro Cultural Bernardo Monteverde, uma oficina sobre o Concurso Cultura 2014. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), o concurso visa ampliar e fomentar a programação cultural das 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que será realizada de 10 de junho a 15 de julho do ano que vem. 

Assim, com o objetivo de divulgar o programa e estimular candidatos a inscreverem projetos culturais no Concurso Cultura 2014, foram promovidas diversas oficinas no interior do Estado do Rio, promovidas pelo MinC. Em Teresópolis, a oficina foi ministrada pelo representante da regional do MinC no Rio de Janeiro, Marcelo Veloso, reunindo agentes culturais locais. 

A iniciativa do MinC, com foco nos pequenos e médios realizadores culturais, irá contratar no mínimo 1.200 apresentações culturais para o período da competição para, em parceria com os governos estaduais e municipais, reforçar a programação cultural das cidades-sede. 

O concurso prevê a distribuição de R$ 18,8 milhões em projetos baseados em quatro eixos: Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais); Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); e Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os estados do país, atividades entre pontos de cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro). 

As inscrições podem ser feitas até 4 de novembro, pelo sistema SalicWeb (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/). Podem participar pessoa física, coletivo não constituído juridicamente e pessoa jurídica de direito privado, com ou sem fim lucrativo, todos com idade mínima de 18 anos, de natureza brasileira, nato ou naturalizado e residir no Brasil. Serão avaliadas propostas na área da música, audiovisual, artes visuais, cultura tradicional, literatura, artesanato, patrimônio, dança, circo, teatro, arquitetura, gastronomia, moda e design.

Crédito da foto para Kaká Cabral
Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário