Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Equipe da Cultura em Teresópolis inicia curso da Uerj

O encontro foi realizado no Teatro João Caetano
Equipe da Cultura inicia curso da Uerj

Serão nove meses de atividades, visando a capacitação dos profissionais atuantes no setor cultural

Teresópolis, 30 de outubro de 2013 - No último sábado, 26 de outubro, gestores públicos e agentes culturais de Teresópolis estiveram no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, para a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais do Rio de Janeiro. A abertura do curso contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves de Castro. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, em parceria com a Uerj, o curso visa a capacitação dos profissionais atuantes nos mais diversos setores culturais fluminense.

Mais de 800 gestores e agentes culturais, representando 89 dos 92 municípios do Estado do Rio, participaram do evento inaugural. Na ocasião, a secretária estadual Adriana Rattes deu as boas-vindas ao grupo e, logo depois, o curso foi devidamente apresentado aos alunos pela coordenadora geral de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura, Telma Olivieri. Ainda durante a manhã, foram apresentados também ao grupo os conteudistas, responsáveis pela preparação das aulas, e os monitores, que vão orientar os participantes ao longo do curso.

Já na parte da tarde, foram realizados dois paineis sobre os temas que serão abordados ao longo do curso, seguidos de reunião com os tutores das turmas. A partir de agora, serão nove meses de atividades, com total de 151 horas, divididas entre aulas semipresenciais e outros dois encontros presenciais. Os participantes foram divididos em 22 turmas, cada uma com um tutor, que seguirão o programa do curso, composto por quatro módulos: Inspiracional, com foco no conceito de cultura, suas visões e seus sentidos; Estrutural, abordando políticas culturais; Instrumental, a respeito das ferramentas, como planejamento, projeto e avaliação; e, por fim, Experimental, que trata da metodologia até a execução de um projeto cultural. O curso funcionará como extensão universitária, certificada pela pela Uerj.

Participam do curso, representando Teresópolis, 12 profissionais, entre gestores públicos e agentes culturais. São eles: a coordenadora de projetos Nara Zeitune, e as gestoras culturais Cléo Jordão e Regina Tavares, representando o Poder Público; o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a bailarina e coreógrafa Hebe Otto, representando o Conselho de Cultura; os agentes culturais Lu Guarilha e Ivo Bernardo, representando o ponto de cultura Saci Tererê; a professora Jeanette Albuquerque e Carlos Artur Esteves, representando a sociedade civil; e o secretário de Cultura, Wanderley Peres. Todo o grupo esteve no Rio de Janeiro para a aula inaugural e a, partir de agora, dará prosseguimento às atividades do curso, visando o aperfeiçoamento do setor cultural de Teresópolis.

Lançado em setembro, com reunião regional realizada em Teresópolis, o curso é desenvolvido através do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Uerj e tem como público-alvo gestores públicos de cultura, conselheiros municipais de cultura, coordenadores de pontos de cultura e agentes culturais. Entre os objetivos da capacitação estão qualificar gestores, conselheiros e agentes culturais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo competências de reflexão sobre cultura e seus modelos de gestão, formulação e execução de programas e ações para a cultura, planejamento e previsão de infraestruturas para as atividades culturais.

“A aula inaugural foi uma experiência de significativo interesse, não apenas por fornecer todos os subsídios necessários relativos ao curso, mas também por possibilitar estreitar ainda mais o relacionamento com o MinC e a Secretaria Estadual de Cultura. Além disso, pudemos trocar informações, conhecer gestores de outras regiões do estado. Não tenho dúvidas de que este curso trará muitos benefícios em termos de desenvolvimento cultural para Teresópolis e para toda a região”, avaliou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Após a aula inaugural, os alunos foram divididos em turmas e assessorados por seus tutores
Representantes de Teresópolis e de outros municípios da Região Serrana participam do Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Kaká Cabral
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário