Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Equipe da Cultura inicia curso de capacitação da Uerj neste sábado


Teresopolis
Equipe da Cultura inicia curso de capacitação da Uerj neste sábado

Teresópolis, 25 de outubro de 2013 - Uma comitiva de gestores públicos e agentes culturais representando Teresópolis participará neste sábado, dia 26 de outubro, da aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o curso de capacitação tem duração de nove meses e terá a aula inaugural realizada no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Lançado em setembro, com reunião regional realizada em Teresópolis, o curso visa a capacitação dos profissionais atuantes nos mais diversos setores culturais fluminense. E a iniciativa despertou o interesse de gestores públicos e agentes culturais locais, que contam com o apoio da Secretaria de Cultura, responsável pela estrutura de transporte do grupo.

A delegação teresopolitana será formada pela coordenadora de projetos Nara Zeitune, e as gestoras culturais Cléo Jordão e Regina Tavares, representando o Poder Público; o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a bailarina e coreógrafa Hebe Otto, representando o Conselho de Cultura; os agentes culturais Lu Guarilha e Ivo Bernardo, representando o ponto de cultura Saci Tererê; a professora Jeanette Albuquerque, representando a sociedade civil, e pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que além de assistir a aula inaugural, vai acompanhar todo o curso, visando o aperfeiçoamento do setor cultural de Teresópolis.

Serão nove meses de atividades, com total de 151 horas, divididas entre aulas semipresenciais e dois encontros presenciais. As aulas são gratuitas e o curso funcionará como extensão universitária, certificada pela Uerj.

Desenvolvido através do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Uerj, o Curso de Formação de Gestores Públicos tem como público-alvo gestores públicos de cultura, conselheiros municipais de cultura, coordenadores de pontos de cultura e agentes culturais. Entre os objetivos da capacitação estão qualificar gestores, conselheiros e agentes culturais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo competências de reflexão sobre cultura e seus modelos de gestão, formulação e execução de programas e ações para a cultura, planejamento e previsão de infraestruturas para as atividades culturais.

“Estamos bastante otimistas com relação a este curso. Será uma importante oportunidade de capacitação profissional, promovida por uma instituição séria e de qualidade como a Uerj. Por isso, nossa expectativa é de que o curso representará acréscimos concretos e que contribua efetivamente para o fortalecimento da cultura em Teresópolis e em toda a Região Serrana”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto- Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário