Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Estande da Cultura na 13ª Fepro em Teresópolis foi um sucesso

Atentos, os visitantes observam as imagens de ontem e hoje de Teresópolis
Estande da Cultura desperta interesse durante 13ª Fepro

Teresópolis, 18 de outubro de 2013 - Realizada entre os dias 10 e 15 de outubro, aproveitando o feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Santa Teresa, a 13ª edição da Fepro - Feira da Promoção de Teresópolis – reuniu milhares de pessoas no pátio da antiga fábrica Sudamtex. Além das empresas, que receberam muitos visitantes e, também despertou bastante o interesse do público o estande montado pela Secretaria de Cultura logo na entrada da feira.

No estande, o público pode conferir a exposição ‘Uma árvore centenária’, que conta a história da Praça Balthasar da Silveira e ainda da figueira centenária agora tombada como Patrimônio Histórico. A mostra foi elaborada a partir da pesquisa da Secretaria de Cultura justamente por ocasião do dia da árvore, comemorado no mês de setembro, quando o trabalho foi exposto na praça. Por meio de textos e imagens, banners narram diversos períodos da história, com ênfase na figueira que, comprovadamente completou seu primeiro século, conforme atesto de pesquisa realizada pela equipe do Patrimônio Histórico. Uma fotografia datada de 1913, extraída do livro Therezópolis, de Armando Vieira, comprova a existência da figueira no canto da praça já nesta época. E esta fotografia foi uma das muitas que puderam ser vistas pelo público durante a Fepro.

Além desta mostra, o estande também ofereceu ao público outra exposição, ‘Imagens de ontem e hoje’, com fotografias digitalizadas de diversos pontos do município mostradas de forma comparativa: uma fotografia antiga, seguida por uma fotografia atual do mesmo local, feita exatamente no mesmo ângulo, possibilitando ao público perceber as modificações ocorridas ao longo do tempo. Exemplares do Mapa Cultural de Teresópolis também foram distribuídos durante o evento.

As duas exposições chamaram a atenção dos visitantes, que fizeram questão de ver as obras de perto. A funcionária pública Rita Oliveira passou um bom tempo no espaço observando cada detalhe. “Um ótimo trabalho de pesquisa. Costumo ver as exposições montadas, mas essa foi novidade. Aguça a nossa curiosidade e, sem dúvida, é um projeto elaborado com muito capricho”, comentou. Já a dona de casa Alcéia Gonçalves se interessou mais pela exposição ‘Imagens de ontem e hoje’. Em uma das fotografias, ela identificou o local de uma antiga moradia. “Nossa... Morei ali quando vim para Teresópolis. Tinha um hotel bem ao lado... Faz muito tempo... Uns 40 anos. Dá saudade ver fotos como esta”, exaltou, ao lado da neta Julia.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o estande cumpriu seu objetivo. “Mesmo tendo como objetivo principal o volume de vendas, a Fepro também funciona como um espaço de entretenimento e arte. Por isso, a cada ano, a programação cultural é ampliada e agora passa a contar também com um estande da Secretaria de Cultura. O local recebeu número significativo de visitantes que, mesmo fora de nossas unidades habituais, puderam conferir um pouco das nossas atividades”, avaliou o Secretário.

Realizada de 10 a 15 de outubro, a 13ª edição da FEPRO contou com mais de 100 empresas locais, oferecendo descontos de até 80%. A feira recebeu, aproximadamente, 38 mil visitantes e gerou um volume de negócios em torno de R$3 milhões. Com apoio da Prefeitura de Teresópolis, a FEPRO foi organizada pela TH+ Eventos, e promovida pela Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), com patrocínio do Sebrae/RJ e da Facerj (Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro).
Montado na entrada da Fepro, o estande despertou o interesse do público
Texto: Geórgia Jahara
Fotos:Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário