Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exposição cultural histórica faz sucesso na 30ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis

No Estande da Cultura, o prefeito Arlei e o vice-prefeito Marcio Catão recebem orientações do Secretário de Cultura, Wanderley Peres
Exposição cultural histórica faz sucesso na 30ª Feira do Produtor Rural

Teresópolis, 24 de outubro de 2013 - Teve início nesta quarta-feira, 23 de outubro, no Parque de Exposições, em Albuquerque, a 30ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis. E entre os diversos atrativos oferecidos, o estande montado pela Secretaria de Cultura próximo à entrada da festa se transformou em um show à parte. No local, foi montada a exposição 'Feport – 158 anos de história', que conta um pouco da história da feira e que vem encantando os visitantes. Composta por 10 paineis, montados nas paredes do estande, a exposição traz textos e muitas imagens que narram a história das feiras agropecuárias de Teresópolis desde sua origem, em 1855, com destaque para a Feport e sua evolução.

O prefeito Arlei, acompanhado da primeira-dama, Alessandra Rosa, e do vice-prefeito, Márcio Catão, visitou o estande na abertura oficial do evento. No local, observou atentamente cada imagem, cada detalhe, recebendo do secretário de Cultura, Wanderley Peres, as explanações acerca do tema. “Parabenizo o Secretário Wanderley Peres, que trouxe para a Feport a história da Festa do Produtor. Um trabalho importante, histórico e que merece ser visto pela população. Trouxemos para a 30ª Feport atrações para agradar a todos os públicos. E certamente, a festa será um sucesso”, comentou o prefeito.

O secretário de Cultura, Wanderley Peres, está otimista a respeito da mostra. “É a primeira vez que a história das feiras agropecuárias, inclusive da própria Feport, é mostrada nesta feira. São informações interessantes, como a primeira exposição agrícola, em 1855, ou das feiras da década de 50, que retratam bem a produção da época. Trata-se de um documento importante e mais um registro da nossa memória, uma forma de valorizar os agricultores e mostrar a história da produção agrícola de Teresópolis, tão importante no cenário estadual”, avaliou o secretário, convidando a todos a conhecer o trabalho.

Resultado de pesquisa realizada pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, com apoio da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, a exposição é dividida em fases, a partir de 1855. Foi este o ano da primeira feira realizada no município, na época, ainda conhecido como Freguesia de Santo Antônio do Paquequer. O segundo marco, também retratado na exposição, já é bem mais recente, a partir de 1947, período de realização de diversas feiras, dando bastante ênfase à produção agrícola da época no município. Nesse tempo, as feiras eram realizadas no prédio e no entorno da Prefeitura, tendo como incentivador maior o engenheiro agrônomo Osiris Rahal.

Em 1979 começa a Feport, realizada ao longo dos primeiros anos em Bonsucesso e Vargem Grande, no 3º Distrito, com participação ativa das escolas da rede municipal. Os concursos de legumes e verduras, ponto alto da festa, também estão retratados na exposição. E a partir de 1989, tem início a transformação da festa, com a criação do Parque de Exposições e a ampliação do evento que, desde então, é realizado anualmente no local com moldes semelhantes aos atuais.

Todas estas fases das feiras agropecuárias podem ser observadas na exposição, assim como os prefeitos e demais autoridades responsáveis pela festa ao longo dos últimos 30 anos. Fotografias das últimas edições, com a ampla estrutura atual e grandes shows, também podem ser vistas no estande, que conta ainda com um display eletrônico, onde são postas, em sistema de slides, diversas outras imagens da feira.

Público aprova

Os muitos visitantes que estiveram no estande no primeiro dia da Feport 2013 aprovaram o trabalho executado pela Secretaria de Cultura. A passagem pelo estande já se tornou parte do roteiro de quem chega ao Parque de Exposições. “Um belo trabalho. Só observando todas estas imagens, é possível perceber o quanto esta feira evoluiu, cresceu ao longo dos anos. Incrível”, elogiou a dona de casa Lourdes Mendonça. O casal Marina e Eduardo Gomes também se surpreendeu. “Eu não fazia ideia de que a feira do produtor rural era tão antiga. E as fotos são muito interessantes. Vale a pena ver”, comentou Eduardo. Já a professora aposentada Lilian Fonseca aproveitou para recordar. “Lembro-me perfeitamente da época em que a festa era realizada no interior, com a participação das escolas. Vendo esta exposição, fazemos uma viagem no tempo. A Secretaria de Cultura está realmente de parabéns. Acertou em cheio”, elogiou.

A mostra 'Feport – 158 anos de história' está montada no estande da Secretaria de Cultura, localizado próximo à entrada do Parque de Exposições, em Albuquerque, e pode ser vista ao longo de todo o evento.

Com realização de Equipe Organizadora, a 30ª Feport - Feira do Produtor Rural de Teresópolis segue até domingo, 27, no Parque de Exposição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), com diversas atrações, incluindo artistas de renome no cenário musical brasileiro. Além disso, dez bandas e artistas locais participam da festa, que ainda conta com exposição de produtos agrícolas, praça de alimentação, parque de diversões e a apresentação da Cia de Rodeio Falcão.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário