Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

História das feiras agropecuárias em Teresópolis desperta interesse da população na 30ª Feport

Ao longo dos cinco dias de evento, muitos visitantes passaram pelo estande e se interessaram pela exposição sobre as feiras agropecuárias de Teresópolis
História das feiras agropecuárias desperta interesse da população na 30ª Feport

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 - Exposta no estande da Cultura durante os cinco dias da 30ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis, a Exposição ‘Feport -158 anos de história’, montada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, no Parque de Exposições, em Albuquerque, rendeu resultados positivos. Muitos dos visitantes que estiveram no evento fizeram questão de passar pelo estande e olhar de perto a mostra, que contou a história das feiras agropecuárias no município. E não faltaram elogios.

Montada logo na entrada do parque, a exposição foi composta por 10 paineis, resultado de pesquisa realizada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, com apoio da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. São textos e imagens que narram a história das feiras agropecuárias de Teresópolis desde sua origem, em 1855, até os dias de hoje, com destaque para a Feport e sua evolução.

Além das informações históricas, a exposição também aborda os prefeitos e demais autoridades responsáveis pela festa ao longo dos últimos 30 anos, e ainda, fotografias das últimas edições, com a ampla estrutura atual e grandes shows. Fora os paineis, também foi montado dentro do estande da Cultura um display eletrônico, onde foram expostas, em sistema de slides, diversas outras imagens da feira.

Expositor do ramo de alimentação, Alexsandro Barbosa deu uma fugidinha de seu ponto para prestigiar o trabalho. “Muito legal este trabalho. Recapitula as festas, mostra diversas fases, diferentes momentos e enriquece o evento. Desperta mesmo a nossa curiosidade”, comentou.

O casal Robson Freiman e Monica Rodrigues também aprovou e ainda aposta na exposição como um incentivo. “É um trabalho bem interessante por narrar como eram as feiras antigamente. Mas, ao mesmo tempo, nos permite ver que o evento, embora tenha crescido muito, perdeu parte do seu foco. Nesta exposição, vemos legumes, por exemplo, que não temos mais aqui na feira hoje. Por isso mesmo, achei esta mostra muito importante e, em minha opinião, vale muito até como incentivo para que a festa volte a valorizar mais o produtor rural”, avaliou Robson.

Estudante de história, Juliana de Andrade não só viu como fez até registros fotográficos da exposição. “Vim à Feport para passear. Mas, quando me deparei com este estande, fiquei encantada. Por acaso, estou realizando uma pesquisa sobre a história de Teresópolis para um trabalho da faculdade. E ver todas estas informações aqui foi incrível. Além de aprender, a exposição também vai me ajudar. Perfeito”, elogiou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a exposição cumpriu seu objetivo com sucesso. “Foi a primeira vez que a história das feiras agropecuárias, inclusive da própria Feport, foi mostrada na festa. E considero o resultado muito positivo. Recebemos muitos visitantes ao longo dos cinco dias. Pessoas que passaram e realmente se interessaram em visitar o estande. Através da exposição, a Secretaria de Cultura agregou valor à Feport, fortalecendo um de seus pilares: a produção rural e a valorização dos agricultores de Teresópolis”, comemorou, lembrando que, agora, com o término do evento, escolas e instituições já estão encaminhando pedidos à Cultura, solicitando que a mostra seja levada a diversos pontos de forma itinerante.
O casal Robson Freiman e Monica Rodrigues aprovou a exposição montada no estande da Cultura
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário