Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lançamento em Teresópolis: Alice Nunes e Leticia Furtado movimentam o panorama cultural da cidade

Lançamento em Teresópolis: Alice Nunes e Leticia Furtado movimentam o panorama cultural da cidade
Lançamento: Alice Nunes e Leticia Furtado movimentam o panorama cultural da cidade

No dia 25 de outubro a Taberna Alpina foi o cenário para o lançamento do livro Conversa de Bonecas, de Alice Nunes e Leticia Furtado, prestgiado por escritores e artistas da cidade, além dos muitos amigos. A obra reúne contos, crônicas e poesias recentes e mais datados, muitos deles com publicação anterior em coletâneas e periódicos.

Segundo o escritor Delmo Ferreira, presidente da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), Alice Nunes é a única dos fundadores da ATL ainda viva, e o lançamento de uma obra sua é um marco na história da cultura de Teresópolis. É uma honra, para mim, poder chamá-la confreira. O jornalista, historiador e também acadêmico Wanderley Peres, secretário de Cultura de Teresópolis, avaliou a obra como “um conjunto das diferentes manifestações da memória afetiva, que reflete as marcas deixadas pelo tempo, a natureza, o convívio com as pessoas e os acontecimentos históricos”.

“Trabalhei durante toda a minha vida com educação, e é natural que seja essa a minha abordagem das questões políticas e sociais de nosso tempo. Tanto na origem como na solução da maior parte dos grandes problemas encontramos a educação: quando ela falta ou é mal orientada, no primeiro caso; e quando é adequadamente promovida, no segundo”, avalia Alice Nunes. Para Leticia Furtado, “os problemas começam quando o homem começa a entender que aquilo que é apenas meio se torna um fim em si mesmo. É aí que começa a exploração da natureza e do próprio homem, com o risco da destruição de ambos”.

As autoras

Alice Rodrigues Nunes Pereira nasceu no Rio de Janeiro, filha de pais portugueses radicados no Brasil, fixando residência em Teresópolis a partir dos quinze anos de idade. Professora, exerceu diversos cargos na Prefeitura e na Câmara Municipal, tendo sido Secretária de Educação e implantado o ensino noturno para adultos nas escolas sob sua supervisão, e criado os primeiros conselhos de Educação e de Cultura. Foi Consultora Técnica de Educação do Estado do Rio de Janeiro, função em que se aposentou.

Foi uma das fundadoras da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, mantenedora do Centro Universitário Serra dos Órgãos, sendo componente do Conselho Diretor dessa Entidade em vários mandatos. Foi fundadora, também, da Academia Cultural e Artística de Teresópolis, e da Academia de Letras de Teresópolis. Dirigiu duas entidades criadas para beneficiar crianças órfãs do município – a CAMD e a APROMTE.

Foi agraciada com o Troféu Mulher de Pedra, Troféu Nilo Tavares como Destaque em Ensino e Assistência Social e Diploma de Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados à comunidade, recebendo ainda o título de Cidadã Teresopolitana.

Leticia Elisa Furtado Simões Coelho é carioca, professora do Estado do Rio de Janeiro, bacharel em Direito. Como professora, exerceu as funções de Orientadora Pedagógica de Professorandas, Orientadora Pedagógica de Professoras e Supervisora Pedagógica. Deixou o magistério oficial para vir, a convite, ocupar o cargo de Assistente e em seguida de Secretária da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Enfermagem e finalmente de Secretária Geral de Ensino da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO).

Lecionou no curso de Direito da FESO, da qual é componente efetiva do Conselho Deliberativo. Ministrou cursos e proferiu palestras de atualização para secretários de todos os níveis pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (IPAE – RJ).

Como membro da Ordem Rosacruz (AMORC) criou o Projeto Amor, voltado para a alfabetização de crianças carentes, com a participação de membros daquela entidade e de alunos da Faculdade de Enfermagem da FESO.

Foto: Conversa de Bonecas - Divulgação
Alice Nunes e Leticia Furtado: unidas pela amizade e pela cultura
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário