Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ligas de Medicina do UNIFESO Teresópolis promovem discussão sobre a atenção básica à Tuberculose

Ligas de Medicina do UNIFESO Teresópolis promovem discussão sobre a atenção básica à Tuberculose
Ligas de Medicina do UNIFESO promovem discussão sobre a atenção básica à Tuberculose

No dia 2 de outubro a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade e a Liga de Pneumologia de Teresópolis, vinculadas ao curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), promoveram um encontro com a presença e apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde para abordar o tema “Intersetorialidade no controle da Tuberculose na Atenção Básica em Saúde: subsídios essenciais para o enfrentamento da doença na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Ministraram palestras a doutora Ana Alice Pereira Bevilaqua, a professora Lia Selig e o doutor Geraldo Warth, membros da Gerência de Pneumologia Sanitária e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental; e a doutora Elvira Crivano, coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde. 

De acordo com o estudante Fernando Baía, diretor financeiro da Liga de Pneumologia, o encontro mostrou a realidade da tuberculose no país. “Valorizou-se a importância da suspeita diagnóstica da tuberculose em quadros respiratórios brandos com tosse e a análise através do escarro e avaliação radiológica, se necessário, tendo em vista sua incidência significativa em nosso estado”, destacou Fernando. Ele contou que foram abordados aspectos relacionados à avaliação do paciente na atenção básica e a conduta frente à secretaria de Saúde, “de forma que o conhecimento sobre o engajamento destes cenários pudesse ocorrer de forma satisfatória e resolutiva. Ficou claro a importância das Unidades Básicas de Saúde da Família e o papel de suas equipes, junto com os acadêmicos envolvidos, de triar e identificar os portadores da doença”, avaliou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário