Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Prefeitura de Teresópolis recompõe mata ciliar na Várzea

Teresópolis
Prefeitura recompõe mata ciliar na Várzea

Teresópolis, 3 de outubro de 2013 – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está reflorestando a faixa marginal de proteção do Rio Paquequer no terreno onde está instalada a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na Rua Fritz Weber, na Várzea. A recomposição acontece em um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão, que está recebendo o plantio de 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração.

Iniciada na semana passada, a ação cumpre um acordo firmado com o Ministério Público Estadual e tem o objetivo de formar um cinturão verde na área do terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, até a encosta do bairro Fazendinha.

O reflorestamento está recompondo a mata ciliar, formação vegetal nativa que fica às margens do rio e que é considerada área de preservação permanente pelo código florestal federal. Ela serve de proteção dos cursos d’água, reduz a erosão das margens e o assoreamento dos rios, bem como a força da água. Além disso, forma corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo para a fauna, constituindo barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças na agricultura. Durante o seu crescimento, a mata ciliar absorve e fixa dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário