Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Teresópolis é finalista no concurso ‘7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro’

 Valéria Fernandes concorre na categoria ‘Doces e Sobremesas’
Teresópolis é finalista no concurso ‘7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro’-Votação popular acontece pela internet até o próximo dia 31

Teresópolis, 17 de outubro de 2013 – Teresópolis é uma das cidades finalistas no concurso ‘7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro’, concorrendo nas categorias Doces & Sobremesas, Da Terra e Laticínios. Os representantes do município são Doces e Geleias da Valéria Fernandes, Fazenda Genève, Fazenda Vale das Palmeiras e Mel de Teresópolis. A votação popular acontece até o dia 31 de outubro, pelo site www.projetomaravilhas.com.br.

O Estado do Rio de Janeiro, além de ser mundialmente conhecido pela sua beleza, história, cultura e hospitalidade, surpreende também pela riqueza e variedade gastronômica, espalhadas em 92 municípios. O concurso pretende revelar que o Rio de Janeiro, além de belo, é gostoso. Não há apenas um prato que o represente, mas um tesouro de sabores à espera de ser desvendado, seja pelo carioca, ou pelo visitante.

Os concorrentes são divididos em sete categorias: Entradas & Petiscos, Refeição, Bebidas, Doces & Sobremesas, Da Terra, Da Água e Laticínios. Será eleito um prato ou produto de cada categoria, formando, então, ‘As 7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro’.

A votação é feita exclusivamente pelo site oficial do concurso. Cada eleitor deve indicar, obrigatoriamente, um concorrente de cada categoria. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de novembro.

Com realização das empresas CJD - Comunicação e Internet e Logomotiva – Agência Digital, a iniciativa tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Finalistas de Teresópolis

Doces e Geleias da Valéria Fernandes

Desde 1987 a doceira e quituteira de mão cheia Valéria Fernandes atrai os que procuram o seu ‘cantinho’, localizado na estrada Terê-Fri, para provar e comprar alguns dos mais de 300 tipos de doces e geleias artesanais. Doces de leite, de mamão, de abóbora com coco, entre outros, que a ‘Rainha dos doces’, como também é conhecida, prepara no tacho do seu fogão a lenha.

Fazenda Genéve

Referência na produção de queijos de cabra no estado, a Fazenda Genève, localizada na estrada Terê-Fri, produz 12 tipos, entre eles o frescal, o apéritif, o crottin e o chevrotin. O responsável por essas iguarias, conhecidas nos melhores restaurantes do Rio de Janeiro, é o chef Reinaldo Pires. Os queijos especiais são produzidos na fazenda, que possui um capril com raças suíças. No local, é possível também degustar os queijos, no restaurante Cremerie Genève, de cozinha francesa.

Fazenda Vale das Palmeiras

Há 26 anos, o ator Marcos Palmeiras cultiva verduras e hortaliças orgânicas na Fazenda Vale das Palmeiras, em Teresópolis. E desde 2009, produz queijos sob o cuidado do mestre queijeiro Alvino, que começou como jardineiro e passou por todas as fases de produção da fazenda até se especializar no preparo de um queijo de sabor inconfundível.

Mel de Teresópolis

Implantação de apiários em fazendas-parceiras no município de Teresópolis. Na gama de produtos, além do mel de diferentes floradas, como assa-peixe, silvestre, laranjeira, eucalipto e morrão de candeia, há também própolis, geleia real e outros derivados. Muito mais que uma agroindústria familiar, a empresa assume o projeto de preservação ambiental, consciência ecológica e divulgar a filosofia da apicultura e importância para os ecossistemas.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário